O presidente da Câmara, vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB), fez um balanço de sua gestão na sessão da última terça-feira, 16, e afirmou que cumpriu sua função frente ao Legislativo itapirense. Na ocasião, se despediu do comando da Casa e disse estar satisfeito com o dever cumprido e feliz pelo trato e respeito com a coisa pública.
Sartori disse ainda que ao longo destes dois anos buscou ao máximo a valorização do Legislativo, assim como de seus representantes através de inúmeras ações administrativas na Casa, estando presente no dia-a-dia na Câmara. “Considero importante as obras e melhorias que promovemos tanto no aspecto físico, quanto político/administrativo da Câmara. Mas o mais importante para mim foi manter contato diário com a população, saber dos anseios e procurar ajudar dentro das minhas possibilidades. Isso sim foi muito gratificante”, confessou.
Entre suas principais realizações, está o projeto de adaptação do prédio para acomodação dos gabinetes dos vereadores, passando cada um dos dez edis a contar agora com sua própria sala, dotadas de computadores, internet, impressoras, mesas, cadeiras e acessórios para funcionamento. Além disso, foi responsável pelo projeto de adaptação de sala para realização de reuniões de grande porte, como das Comissões Permanentes, da Comissão de Investigação, reuniões com segmentos da sociedade civil, etc. Promoveu a aquisição de equipamento de informática, concluindo a implantação total da rede de computadores e internet Wi-Fi, bem como promoveu obras de melhorias e conservação do prédio, como a reforma dos sistemas elétrico e hidráulico, e a substituição do telhado da secretaria. Importante destacar entre estas melhorias, a adequação do passeio público para fácil acesso de portadores de necessidades especiais e mobilidade reduzida.
No âmbito administrativo, foi responsável pela criação e regulamentação de cargos e criação da Lei do Sistema de Controle Interno, o que proporcionou uma estrutura administrativa mais encorpada. Se voltou também para os documentos, autorizando a digitalização e melhor organização dos documentos do arquivo. Na área de segurança, ampliou o sistema de monitoramento, inclusive com a aquisição de novas câmeras; promoveu a reforma da Galeria dos Presidentes e Vereadores.
Já no âmbito legislativo, Carlinhos esteve presente em 87 das 88 sessões ordinárias, além de sessões solenes e extraordinárias, sempre direcionando os trabalhos, inclusive, fora do expediente das sessões para que a Casa andasse de maneira rápida e fosse produtiva. Entre outras matérias, foi autor de 27 Projetos de Lei, 331 Requerimentos e 303 Indicações que resultaram em melhorias para a cidade e sua população.
Zé Branco preparado para a nova empreitada
Vereador mais experiente da atual composição da Câmara Municipal de Itapira, com seis mandatos consecutivos, Décio da Rocha Carvalho, o Zé Branco (PSB), foi eleito novo presidente. Zé Branco reconhece que Carlinhos Sartori fez uma excelente administração, mas espera chegar ao final de 2016 com uma lista de realizações igual ou maior.
O futuro presidente tem várias ideias, mas disse que só vai definir o plano de ação depois de empossado e em reunião com todos os vereadores: “eu quero colocar as minhas ideias, quero ouvir as ideias de todos e só depois disso é que traçarei os próximos passos”. No entanto, Zé Branco declarou que uma iniciativa já está prevista para acontecer, pois já estava planejado pelo Carlinhos e contava com a aprovação de todos os vereadores: a adequação do espaço de estacionamento da Câmara. Segundo o novo presidente a medida visa oferecer estacionamento para todos os vereadores para que possam guardar seus veículos, com segurança, e liberar espaço externo para o público que visita a Câmara ou participa das sessões.
Descontrole das últimas sessões
Sobre os acontecimentos das últimas sessões em que ocorreram flagrantes desrespeitos entre os vereadores, o futuro presidente não fugiu do assunto e declarou: “vejo esses embates como normais, sempre que há divisão a tendência é que ocorram discussões acaloradas, faz parte do poder legislativo”. Apesar de entender como normais os últimos acontecimentos, Zé Branco reconhece que alguns vereadores passaram do ponto e está programando uma reunião para discutir a postura de todos a partir do próximo ano.
Outra medida que o futuro presidente pretende implementar é organizar uma cartilha ou distribuir a constituição da câmara para os habituais frequentadores da Casa que insistem em se manifestar durante as sessões e criando o clima para o acirramento dos debates: “é como o cidadão que assiste ao jogo de futebol e reclama do juiz sem saber sobre quais regras ele está apitando, ou seja, é a manifestação que não leva nada a lugar nenhum”. Zé Branco espera que a informação adequada possa conter o ímpeto desses participantes desavisados ou instruídos por alguém que quer ver o circo pegar fogo, mas adverte, se não funcionar, todas as medidas possíveis serão tomadas para evitar os abusos.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.