Refletindo uma situação que ocorre na maioria das demais cidades, as vendas de final de ano em Itapira estiveram abaixo da expectativa inicial até o final desta semana. A Associação Comercial de São Paulo, por exemplo, tinha feito uma projeção de aumento nas vendas de 6% a mais neste ano em comparação com o mesmo período do ano passado e recuou esta previsão para 4%.
Aqui em Itapira, José Aparecido da Silva, presidente da Associação Comercial e Empresarial segue pelo mesmo raciocínio. “A maioria vai se dar por satisfeita se repetir o mesmo desempenho do ano passado. Serão poucos os setores que irão comemorar um aumento mais efetivo nas vendas”, considerou.
Contudo, Silva diz que o horário estendido do comércio até a próxima segunda-feira , véspera de Natal (veja horário de funcionamento abaixo) poderá acrescentar uma motivação extra. “Evidentemente que existe um número expressivo de pessoas que gosta de deixar as compras para a última hora e tenho a expectativa de que teremos uma maior movimentação nas lojas até segunda-feira”, arriscou.
O dirigente listou alguns fatores, os quais, segundo ele, contribuiu para um período de vendas mais retraído neste ano. “Os incentivos fiscais do governo desonerando alguns setores específicos como a linha branca (fogões, geladeiras e similares) e os automóveis fizeram com que muitas pessoas antecipassem seus gastos e isso influenciou nas vendas de final de ano. A inadimplência ainda segue elevada e uma pesquisa recente mostrou que caiu o nível de confiança do consumidor. Tudo isso somado acabou derrubando a previsão das vendas”, comentou.
Horário
Para quem ainda não foi às compras, é bom ficar atento ao horário especial de funcionamento. Neste sábado, funciona das 9h00 àsa 16h00. Amanhã, domingo, das 9h00 às 13h00 e na segunda, das 9h00 às 16h00.
Consumidor anda meio ressabiado na opinião dos lojistas