Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Novembro de 2024
Notícia
02/09/2012 | Dropes nº 184

 Uma revolução?

Na Praça Bernardino de Campos, cercado por Paganinistas e Mendesistas um Manesista anunciou com todas as pompas que nesta terça-feira, 4, acontecerá um fato que provocará uma reviravolta geral na campanha que mudará a preferência dos eleitores e depois disso, ninguém tirará a vitória de Manoel Marques.

 

Da indiferença à curiosidade.

A maioria da roda viu o anúncio com certa indiferença, outros não perderam a oportunidade para cutucar e alguns queriam saber o que Manoel Marques poderia fazer para revolucionar o atual panorama. Três fizeram contato com esta redação para tentar antecipar as descobertas. Também não é assim!

 

O agito foi bom.

O propagandista revolucionário, Marcelo, respondia aos curiosos que nada sabia. Um apostador que jogou alto que o pevista não passaria dos cinco mil votos chegou a ficar quase louco, queria saber de tudo jeito o que iria acontecer na terça. Se a intenção de Manoel Marques era agitar a praça, conseguiu.

 

Último minuto.

Nesta segunda-feira, Manoel Marques chamou uma reunião geral para anunciar a revolução que começará no dia seguinte. Há muita expectativa. Como dizem seus colaboradores, a estratégia de Marques fica guardada com ele até o último minuto.

 

Vai gastar a grana que recebeu?

Por outro lado, o povo da roda queria saber quando é que Manoel iria começar a gastar o dinheiro acumulado para a campanha. “Até agora ele não gastou nada”, disse um deles. Será que vai fazer isso a partir dessa semana?

 

A redação do Dropes, neste domingo, abriu a rede de informação para tentar antecipar informação aos leitores, várias hipóteses foram levantadas para a tal revolução:

 

As mais pitorescas.

Manoel dará voz de prisão a Totonho Munhoz, em plena Praça Bernardino de Campos, cumprindo uma das promessas mais importantes do Novo Tempo. O Ganso anunciará que em 2013 trocará o Santos e o São Paulo pela Esportiva. Cinco empresas de grande porte estarão instaladas no município até o final do ano.

 

A mais esperada.

Manoel colocará em votação o projeto de iniciativa popular e defenderá reajuste zero para os vereadores a partir de janeiro de 2013.

 

A inimaginável.

Manoel anunciará a renuncia da candidatura e passará apoiar Alberto Mendes na tentativa de evitar a vitória de Paganini.

 

A mais provável?

Vazará a pesquisa que Manoel Marques encomendou colocando-o em uma boa posição frente aos demais oponentes, sugerindo que Alberto Mendes desista da campanha para evitar a vitória de Paganini. O problema é que outras pesquisas estão rolando e o confronto será inevitável.

 

Renúncia, só na voz de Nelson Gonçalves.

Quer ver Alberto Mendes ficar bravo, fale de renúncia com ele. No sábado, Toninho Bellini em conversa com Toninho Orcini voltou à carga, dizendo que tinha uma pesquisa em mãos que coloca Manoel em primeiro lugar, passando Alberto e Paganini. Pediu para os dois renunciarem para evitar a volta de Totonho Munhoz.

 

Pausa para reflexão...

Ué, se a pesquisa de Toninho Bellini diz que Manoel Marques está na frente, por que ele precisaria de Alberto Mendes agora, depois de não ter se preocupado com isso antes, no tempo certo?

 

Quem sabe!

Toninho Orcini, macaco velho, respondeu: “tá certo prefeito, eu também acho que precisamos nos unir para vencer as eleições, mas isso o senhor tem que conversar com o nosso candidato. Acho que vai ser perda de tempo. Ele sabe como o quadro está...”

 

Sou contra os dois.

Naquele mesmo dia, Orcini comentou a conversa de Bellini com Alberto Mendes que nem esperou que a frase terminasse: “De jeito nenhum. Não quero conversar com ninguém. Sou contra esse governo incompetente. Sou contra Totonho Munhoz e tudo o que ele representa. Vou continuar na minha. E, por favor, não me fale mais nesse assunto”.

 

A terceira via.

Os colaboradores de Alberto dizem que esta não é a primeira vez que Manoel Marques e Toninho Bellini insistem na tese da renúncia. “Não existe isso, um candidato renunciar para quem está atrás dele”, disse esse colaborador, que completou “que tudo continue desse jeito, nós somos a terceira via.”

 

O reajuste do IPTU.

Paganini continua visitando bairros, empresas e realizando reuniões com as forças vivas da cidade. Disso, rolou comentários de que na visita à indústria Cremasco, quinta ou sexta-feira da semana passada, teria ocorrido um desentendimento entre o candidato a vice, Dado, e o candidato a vereador Tiago Fontolan sobre a questão do IPTU.

 

Bola de cristal.

Disseram que depois de um trabalhador perguntar a Dado se o IPTU voltaria a ser reajustado, caso eles vencessem a eleição, Dado teria respondido que não tinha Bola de Cristal para responder essa pergunta.

 

A câmara barra.

O candidato Tiago Fontolan, querendo corrigir a fala de Dado teria respondido ao trabalhador que ele não precisava se preocupar, pois caso a câmara recebesse qualquer reajuste do IPTU, os vereadores rejeitariam. Deixando certo constrangimento no ar, depois de receber uma reprimenda do Dado.

 

Não é bem assim.

Dado Boretti ao ser consultado sobre esse assunto, informou que o episódio aconteceu na quarta-feira durante um bate-papo, após a reunião com as professoras. Uma participante questionou se o Paganini iria ou não aumentar o IPTU.  

 

Dado explicou:

É lógico que nós não queremos aumentar o IPTU, não faremos isso em nenhum momento do nosso mandato sem necessidade, mas dizer que isso não vai acontecer é prometer algo que nós ou qualquer outro candidato não poderemos cumprir dependendo dos acontecimentos. Manter o equilíbrio orçamentário é exigência legal.

 

Irresponsabilidade.

Prometer reajuste zero para os quatro anos, seguramente, seria irresponsável, pois não  sabemos o dia de amanhã. A prefeitura tem orçamento, tem responsabilidades, tem folha de pagamento, tem os serviços à população em funcionamento. O máximo que podemos fazer é o compromisso de não reajustar, buscando alternativas.

 

Carga de impostos.

Ninguém mais do que o Paganini e eu sabemos que a população não aguenta mais tantos impostos. Nós queremos desonerar a nossas empresas e a nossa população. Caso eleitos, nós buscaremos todas as alternativas possíveis para atingir esse objetivo.

 

Aumentou sem precisar.

O prefeito só pode deixar de reajustar o IPTU se ele tiver a compensação através de outras receitas. Citou, como exemplo, o que o Toninho Bellini fez. A arrecadação de ICMS aumentou consideravelmente durante o governo dele, de forma que o aumento do IPTU não seria necessário em nenhum momento.  Mas como ele não trouxe nenhuma indústria nova e ainda perdemos algumas, a arrecadação está reduzindo.

 

Veja bem.

A situação tenta vender a ideia de que não aumentou o IPTU nesses oito anos. Não é verdade. Ela o fez de maneira indireta. Corrigiu o valor dos imóveis. Uma medida correta, diga-se de passagem, pois havia distorções, mas para essas pessoas o reajuste do IPTU aconteceu e foi alto. Outra medida que resultou em aumento indireto foi a retirada dos descontos que sempre existiram.

 

Basta fazer as contas.

Os aposentados e pensionistas tinham 50% de desconto. Quem paga R$ 200,00 de IPTU, com o desconto, pagava R$ 100,00. Esses tiveram um aumento de 100%.  Aqueles que pagavam à vista tinha um desconto de 10%, logo um reajuste de quase 12%. E para quem teve o imóvel corrigido em 30%, o reajuste do IPTU foi de 30%. É evidente que esses procedimentos resultaram na elevação da arrecadação desse imposto, logo o zero anunciado não é zero pra valer.

 

Temos que retomar o crescimento.

Para 2013 não haverá aumento de IPTU. Para que nos anos seguinte não tenhamos necessidade de reajustes, as empresas precisam manter o faturamento, fator que é dependente da estabilidade da economia. Para não correr riscos vamos atuar desde o primeiro dia do mandato para colocar em prática as nossas propostas de desenvolvimento e geração de empregos.

 

Entrevero.

Dado confirmou, também, o entrevero com Tiago Fontolan, pedindo-lhe para seguir sempre as orientações de campanha, assumindo compromissos com responsabilidade, sempre diante dos preceitos que regem a lei de responsabilidade fiscal. E reforçou: “queremos vencer as eleições assim, com responsabilidade”.

 

O guru JP.

No jogo do São Paulo e o Corinthians, durante a transmissão da Rádio Clube, semana passada, Corinthians ganhava de um a zero, JP profetizou que Luís Fabiano ia virar aquele jogo. Todo mundo achou que o JP tinha endoidecido. Deu no que deu. Agora, tem candidato em cima dele, pedindo a mesma profecia.

 

Um pode, os outros não.

Por falar em JP, a Rádio Clube de Itapira foi tratada a pão e água durante o primeiro mandato novotempista. Agora tudo mudou. Mino Nicolai, não faz muito tempo, teria cobrado Manoel Marques: “É Mané, quando eu e o Flávio queríamos ter a rádio transmitindo as sessões, você não deixava. E agora, tudo bem, né?”

 

Os comícios.

Nesta semana os comícios começam a tomar corpo. Manoel promete realizar pelo menos três por semana. Alberto manterá a previsão de 12 comícios até última semana de campanha. Paganini tem outros planos.

 

Prezados Internautas

 

Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.

As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.

PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].

A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.

 

Nino Marcati, da Redação do PCI.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
29 comentários
05/09/2012 09:09:08 | Jose M
Posso garantir á vc o manoel,é sim trabalhador e muito sincero!!,as pessoas que sairam do lado dele,foram todas aquelas que não tinham compromisso com itapira (exemplo o dado)ele sempre alertou o pref. estou com o almeida
04/09/2012 21:09:04 | Pedro
Almeida,será que não é porque o mané é muito perigoso. sem ser prefeito, veja o que ele fez e quantas pessoas fugiram de perto dele, já pensou ele com a caneta na mão?
04/09/2012 21:09:45 | Antonio Camargo Pereira
Depende, se o empresário é fracassado, daqueles que tem só meia duzia de clientes, a política é uma solução financeira. para os bens sucedidos, um oportunidade de ajudar a cidade.
04/09/2012 20:09:10 | Almeida
Não sei porque se o manoel,é tão ruim assim porque esta preocupação com ele,na eleição passada o pedroso ninguem falava dele,porque então tamanha preocupação?????????????
04/09/2012 16:09:23 | Natael Garcia
O que leva um empresÁrio de 'sucesso' a ser candidato a prefeito??? considerando que o salÁrio de prefeito nÃo É superior ao lucro que ele obtem administrando sua empresa?
04/09/2012 15:09:59 | Tiago Dias
E povão, vão trabalhar nas empresas do psdb, rsrsrs é lá que está as coisas boas pra itapira... kkk
04/09/2012 15:09:41 | Grande Mudança
Será após as eleições vai mudar para bem longe de itapira.kkkkkkkkkk
04/09/2012 11:09:21 | Itapirense
Cadê a grande mudança??? até agora nada!!!!
04/09/2012 09:09:55 | Carlos Apolinário
Sobre o saae/sabesp eu já perguntei. paganini disse que sempre foi contra e continuará contra a qualquer interferência no saae. disse que ficou feliz em saber que uma lei não permite que outros prefeitos, no futuro, façam isso.
04/09/2012 09:09:19 | Carlos Apolinário
Tiago, os funcionários dessas 50 empresas ficarão muito satisfeitos ao saber que um colaborador do mané acha que elas estão falidas. o mané nem precisa de adversário para perder uma eleição.
04/09/2012 08:09:16 | Tiago Dias
Carlos apolinário você está completamente certo, totonho trouxe 50 empresas pra cá... mas foram 50 empresas falidas, pergunte ao candidato do psdb quantas empresas ele trará em seu governo, acho que trata a sabesp, o que você acha, rsrs
03/09/2012 23:09:06 | Guerino Lamari
Você está certo, o povo vai votar no paganini. advinha porque? não quer ver itapira no buraco. aqui na minha rua, de dez casas, só uma não vota no paganini, mas vota no alberto.
03/09/2012 23:09:13 | Carlos Apolinário
Com totonho, itapira cresceu, mais de 50 empresas vieram pra cá, senão fosse isso, itapira não pagaria nada em dia, nem atrasado, nesses últimos anos. o orçamento triplicou e o que o toninho fez? nada...
03/09/2012 22:09:55 | Jose Luis
E tem mais, a politica e suja mesmo,quero ver se tem alguem que ama esse povo, trabalha de graca.tenta bater de frente com os coroneis, assiste grabriela, nada mudou.
03/09/2012 22:09:54 | Carlinhos Tosta
Oh saudade das valetas da santa fé, rsrsrs, vai povÃo, vai votando 45. kkkkk
03/09/2012 20:09:42 | Carlos Alberto Santiago
Na época do totonho,o salário atrasava todo mes,func publ éra um show de sei lá o que , a vida melhorou na época dele, para ele seus familiares e os que o acampanham que tinham privilégios faltava gasolina para os veic oficiais mas o deles!!!
03/09/2012 19:09:06 | Ana Lucia Da Silva
Olha, essa história do marques é complicada. lá na prefeitura, que eu sei, ninguém gosta dele. só tem dois secretários que estão com ele. o paganini e o dado são recebidos com festa em todos os lugares e o mané?
03/09/2012 19:09:52 | Pedro
Eu não entendo essa pessoa que tanto defende o mané e fala que o dropes só inventa, só fala mentira. uai quem estaria acreditando, então? fala pro seu patrão parar de fazer caca, ué!
03/09/2012 19:09:49 | Aumentar Os Impostos
è bem de vocês inventarem coisas para tentar sair da lanterninha..voto paganini - 45 eu minha familia e itapira. chega de colocar familia na prefeitura.
03/09/2012 19:09:07 | Carlinhos Tosta
Pci não é imparcial, "criam fatos" contra o mané e "escondem" fatos sobre paganini e dado boretti, atenÇÃo povo, se o psdb ganhar eles vão aumentar impostos, fiquem de olho!
03/09/2012 15:09:19 | Pense Bem
Aumentaram em 30% salarios deles e deram só 8% para os funcionarios e para terem um atendimento digno tem que pagar unimed...agora vem com promessas..não acreditem.
03/09/2012 14:09:49 | Maria Fernanda
Olha o dado querendo aumentar os impostos, é isso aí eles não tem compromisso com o povo, o grupo do barros munhos nunca teve compromisso tirou muito mais do que deu essa é a verdade, por isso sou 43.
03/09/2012 14:09:56 | Gabriela
Olha quanto mais leio o dropes, mais me decepciono com a imprensa de itapira, é um disse me disse, sem nomes, sem cara, que horror, até onde sei esse portal quer por veneno onde não há, deixem os candidatos e sejam imparciais.
03/09/2012 14:09:33 | Tiago Dias
Suspeito alguns carros da sabesp estar transitando no município né!, o que será que está por vir amanha?, rsrs
03/09/2012 13:09:19 | Tiago Dias
Amanha iremos ver a mudança na politica itapirense, pode esperar!
03/09/2012 13:09:40 | Itapirense
vão no restaurante do mané pedir uma marmita para ver se ele da.não da a sobra nem pros cachorros. tiago puxa saco. o fontolam é outro tambem xereta.
03/09/2012 11:09:35 | Redação Do Dropes
Aliás, tiago, se apresente à redação do dropes para que você opine sobre os acontecimentos e apresente a sua versão para publicação.
03/09/2012 11:09:41 | Redação Do Dropes
Tiago, o que se fala no dropes de manoel ou de qualquer outro candidato é fruto do que eles próprios constroem. em política e na atividade jornalistica não prevalece e nem deve prevalecer raiva, ódio ou rancor.
03/09/2012 08:09:18 | Tiago Dias
É de dar nojo lendo o que este grande portal de noticias fala das pessoas, principalmente de manoel marques, não sei até agora de onde vem tanta raiva deste politico, será que paganini é melhor que ele realmente?
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1830 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções