O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) vem dando prosseguimento desde a primeira quinzena deste mês ao projeto de conscientização nas escolas contra o desperdício de água. Idealizado no ano passado durante o auge da maior estiagem da região Sudeste do país nos últimos 80 anos, o projeto pedagógico apoiado na distribuição de uma revista com personagens infantis vem sendo levado a todas as escolas de ensino fundamental do município e teve um projeto piloto desenvolvido no final do ano passado Escola Municipal de Ensino Fundamental Wilma Toledo Barros Munhoz. A previsão era de que na tarde de ontem no total 12 EMEBs teriam recebido a visita da equipe do SAAE.
Em abril deste ano o projeto foi sendo implantado paulatinamente e teve uma segunda etapa no final do mês de maio. Nesta nova etapa , a novidade fica por conta de uma brincadeira denominada “Eco-Futebol”, onde as crianças são incentivadas a praticar uma espécie de jogo usado para explicar a importância da mata ciliar. A estagiária de Engenharia Ambiental , Samira Marchesini, que vem aplicando nas escolas os fundamentos do projeto de conscientização avalia que a estratégia tem dado resultado. “O jogo acaba funcionamento como uma motivação a mais para as crianças que vão aprendendo de uma forma divertida”, assegurou.
Nesta etapa, as crianças também receberam a terceira figurinha, num total de seis previstas para completar a revistinha. Ainda de acordo com Samira, a maioria ainda tem guardada a revistinha. Desde o início do projeto,cerca de quatro mil delas foram distribuídas. “Revistinhas para distribuição não temos mais. Continuamos com o processo de distribuição de figurinhas”, asseverou.