A polícia paulista apreendeu um computador na sede do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) contendo dados sigilosos e contatos de pessoas que denunciaram casos de violência policial à entidade. As informações foram dadas pela presidenta do Condepe, Nazaré Cupertino, em entrevista coletiva na tarde de hoje (22).
"O computador é do Condepe, de uso de todos os 11 conselheiros que atuam no conselho", disse ela. A polícia apreendeu também um notebook pessoal do vice presidente do Condepe, Luiz Carlos dos Santos, que foi preso hoje (22) juntamente com 30 advogados acusados de envolvimento com o crime organizado.
"Nossa preocupação é com os dados que estão na CPU do Condepe. Ali tem os relatórios dos conselhos, tem informações sobre as pessoas que denunciam violação de direitos, tem relatórios da comissão de violência policial, que é um relatório que estava em finalização", disse a presidenta.
Segundo ela, a entidade tem cópia do material, mas o fato do computador estar fora do Condepe preocupa, pois nele estão todas as denúncias que o conselho recebe, incluindo denúncias de violência policial, com nome, endereço e contato dos denunciantes.
"Exigimos a garantia da integridade institucional do conselho, a preservação dos dados e a manutenção do sigilo das informações contidas neste computador", disse a entidade em nota.
Nazaré Cupertino disse não ter até agora ?!nenhuma informação relativa ao processo [de prisão] do conselheiro Luiz Carlos. Enquanto não tivermos acesso aos autos, o conselho não vai se pronunciar em relação a isso", disse a presidenta sobre a falta de acesso ao processo.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.