Uma ação do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), realizada na manhã do último sábado, 26, na região central da cidade caracterizou a primeira movimentação político-eleitoral de maior relevância no município com vistas as eleições de outubro próximo. Participaram como destaques da movimentação – que resultou numa espécie de comício eleitoral em plena Praça Bernardino de Campos - dois pesos-pesados da sigla no Estado de São Paulo, o ex-governador José Serra e o atual senador da República, Aloysio Nunes Ferreira Filho. Este último é o vice-presidente na chapa do senador Aécio Neves na corrida pela sucessão da presidente Dilma Rouseff (PT). Serra tenta se eleger senador.
Tendo como principais cicerones o prefeito José Natalino Paganini (PSDB) e o deputado estadual José Antonio Barros Munhoz (PSDB), Aloysio Nunes chegou primeiro que José Serra, que em princípio se locomoveria a partir de São Paulo com transporte aéreo e, em virtude do mau tempo acabou vindo de carro, atrasando sua agenda. O candidato a vice-presidente seguiu em desfile de carro até a rua José Bonifácio, onde houve um primeiro contato com o público.
A presença dos dois atraiu militantes de diversas cidades da região , com destaque para as presenças do deputado federal Silvio Torres, de São José do Rio Pardo; dos prefeitos Zeca Bene, de Espírito Santo do Pinhal; Hildebrando Zoldan, de Casa Branca, e José Heraldo Scanavachi, de Santo Antonio do Jardim, além de vices-prefeitos, ex-prefeitos e diversos vereadores.
O prefeito Paganini destacou que o mau tempo certamente contribuiu para que houvesse um número menor de participantes. O público estimado durante os pronunciamentos feitos num palanque montado na Praça Bernardino de campos foi calculado entre 350 e 400 participantes.
José Alair de Oliveira, secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente do Município, atual presidente do diretório municipal do PSDB, disse que considerou o número de participantes bastante razoável. Ele disse que além da chuva fina que caia no momento da manifestação, considera que as pessoas ainda não estão ligadas no tema eleição. “Após a realização da Copa do Mundo, muitas pessoas ainda se portam como se estivessem anestesiadas por causa da seleção brasileira. Natural, portanto, esta aparente indiferença com relação aos temas eleitorais, algo que certamente vai mudar, principalmente quando começar a ser veiculado o horário eleitoral gratuito, no dia 19”, avaliou.
Ainda segundo Oliveira, do ponto de vista prático o ato eleitoral de sábado teve o mérito de trazer a Itapira duas grandes personalidades do universo político nacional, lembrando que ambos têm, na sua opinião, grande chance de êxito . “Itapira certamente será lembrada com carinho pelos dois postulantes”, finalizou.
Visita
Ao deixar a cidade, José Serra fez uma breve visita à empresária e benemérita Carmem Ruette de Oliveira, na Usina Nossa Senhora Aparecida, onde foi recebido pela anfitriã e por sua filha Carmen Aparecida. Na usina um helicóptero esperava a ele e três assessores. Falando rapidamente, disse que gostou muito da recepção oferecida a ele e a seu colega Aloysio Nunes. “Fomos recebidos de forma muito calorosa, é sempre bom sentir de perto o pulsar da militância como forma de nos energizarmos para uma campanha que promete ser desgastante”, declarou.
Serra ficou satisfeito com a acolhida que recebeu da militância tucana na cidade
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.