Quando começou efetivamente suas operações aqui em Itapira há 12 anos atrás, a Qualitas era uma empresa sinônimo de ventiladores. O que pouca gente atentava era que em sua missão empresarial, além de fabricar sistemas de ventilação, fabricava também sistemas de exaustão. O advento da chegada de equipamentos chineses inundando o mercado nacional com mais intensidade a partir de meados da década passada, acabou provocando uma mudança de estratégia por parte da direção da empresa e o segundo item passou a ganhar maior importância dentro do planejamento estratégico da Qualitas nos últimos anos.
Os empresários Paulo Stivalli Junior e José Galdeano passaram desde então a prospectar negócios em nichos antes ignorados e o maior sintoma desta transformação foi a participação da empresa nesta semana na Brasil OffShore, o maior evento corporativo empresarial do setor da exploração de gás e petróleo do país, realizada a cada dois anos na cidade fluminense de Macaé. Detalhe: Itapira também esteve representada neste acontecimento pela IMBIL, que é fornecedora de bombas para a Petrobrás.
Voltando à questão do que a Qualitas estava fazendo em meio a pesos-pesados da indústria petroquímica nacional e internacional,Stivalli fala que é o resultado na mudança de escopo que vem sendo introduzida nos últimos três anos. A empresa já comercializa sistemas de exaustão utilizados por empresas do setor com diversas finalidades, do resfriamento de componentes à eliminação de partículas poluentes no ambiente de trabalho.
Stivalli esclarece que de forma alguma abandonou a fabricação de componente menores ( ventiladores) mas que sua empresa vem paulatinamente aumentando o investimento em pesquisa para o desenvolvimento de produtos que atendam áreas específicas. “ Já chegamos a fabricar 16 mil micro-ventiladores num único mês, hoje mal chegamos a 3 mil”, compara.
Por detrás desta estratégia existe todo um trabalho de aprimoramento de seu sistema de gestão que em alguns casos implica necessariamente em receber orientação dos clientes com relação à forma com que estes equipamentos devem ser fabricados, conforme suas especificações. Além da indústria naval, a Qualitas vem atendendo o setor de linhas elétricas fornecendo equipamentos que resfriam transformadores de alta voltagem.
Marketing
Tamanha mudança de foco exigiu um considerável aporte de recursos para investir não só em pesquisa, mas também em divulgação. A Qualitas vem dinamizando seu setor de Marketing e Fernanda Neira Stivalli, uma das filhas de Paulo, vem , como se diz no jargão futebolístico, “ batendo um bolão” ajudando a formatar a nova imagem da empresa. A participação na Brasil Offshore deve ser seguida de outras medidas de divulgação. “ Temos canalizado recursos para estampar nossa logomarca em revistas especializadas e a participação em Feiras importante é uma estratégia que embora tenha um custo vultuoso para uma empresa do tamanho da nossa, se torna indispensável nesta nossa estratégia de popularização de nossos produtos”, finalizou Stivalli.
Stivalli: investimentos em inovação
Empresa marca presença na Brasil Offshore