A Intervias, concessionária do Grupo Arteris, que administra as rodovias SP- 147 (Itapira-Mogi Mirim-Limeira), SP- 352 (Itapira-Jacutinga) e SP 191 ( Mogi Mirim-Conchal- Araras) deve entregar antes do final do ano o novo trevo de acesso para usuários que transitam pela SP-147 em direção à rodovia SP-340 (Campinas-Mogi Mirim). As intervenções feitas para alargar a pista no trecho que dá acesso à Estrada Vicinal que vai até o Distrito de Martim Francisco estão em fase bastante adiantada. A remodelação no local foi determinada em função da antiga travessia em direção à Estrada Vicinal oferecer riscos a motoristas, ciclistas e até pedestres.
Com a intervenção, um trecho de aproximadamente 300 metros terá pista dupla e dois contornos, o que vai favorecer também o acesso ao Distrito Industrial da vizinha cidade. Segundo informou a assessoria de Comunicação da empresa, uma outra importante intervenção feita em Mogi Mirim a cargo da Intervias, a construção de um novo contorno na SP- 340, já teve 45% das obras concluídas após nove meses do anúncio desta obra, da segundo fase do Contorno de Mogi Mirim. A referida obra consiste na interligação da Rodovia Ademar de Barros (SP-340), na altura do quilômetro 157, com as rodovias Wilson Finardi (SP-191) e Engenheiro João Tosello (SP-147).
Para garantir a segurança do usuário que trafega pela SP 147 no sentido Limeira-Mogi Mirim um desvio de tráfego foi implantado desde julho, na altura do quilômetro 64, operando em um trecho de 200 metros em pista simples. O desvio deverá continuar por mais 60 dias. A Intervias executa a construção simultânea de três viadutos do complexo, além do alargamento, prolongamento e reforço estrutural em outro viaduto, situado no entroncamento da SP-147 com a SP-191.
O novo trecho do Contorno tem 4,6 quilômetros de extensão em pista dupla e facilitará o caminho de quem trafega no trajeto entre o Circuito das Águas e o Sul de Minas Gerais para cidades como Araras, Rio Claro e Limeira, irá diminuir o tráfego dentro da cidade de Mogi Mirim, dando mais fluidez no tráfego das rodovias SP-147 e SP-340 e reduzirá o tempo de viagem entre Itapira e Limeira.
A segunda etapa da obra, que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, está recebendo um investimento de R$ 70,8 milhões e deverá gerar cerca de 250 empregos até 2016, quando está previsto que os trabalhos sejam concluídos. A primeira fase do contorno foi inaugurada em 2003 e liga as SP-340 e SP-147.
Licenças Ambientais
A obra do Contorno de Mogi Mirim recebeu a LI (Licença Ambiental de Instalação) da Cetesb para o início da construção em maio. As licenças ambientais são obrigatórias e somente são emitidas após a análise dos estudos de diversos aspectos como o biótico (fauna e flora), físico (solo, ar, água) e socioeconômico local.
A concessionária também possui outorga para interferência em corpos d’água emitida pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), as ASV (Autorizações para Supressão de Vegetação) e manifestações do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que realizou um estudo arqueológico no terreno para prospecção de possíveis objetos históricos.
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