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Itapira, 03 de Maio de 2025
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10/12/2014 | Quase concluído novo trevo de acesso da rodovia SP-147 em Mogi Mirim

A Intervias, concessio­nária do Grupo Arteris, que administra as rodo­vias SP- 147 (Itapira-Mogi Mirim-Limeira), SP- 352 (Itapira-Jacutinga) e SP 191 ( Mogi Mirim-Conchal- Ara­ras) deve entregar antes do final do ano o novo trevo de acesso para usuários que transitam pela SP-147 em direção à rodovia SP-340 (Campinas-Mogi Mirim). As intervenções feitas para alargar a pista no trecho que dá acesso à Estrada Vicinal que vai até o Distrito de Martim Francisco estão em fase bastante adiantada. A remodelação no local foi determinada em função da antiga travessia em direção à Estrada Vicinal oferecer riscos a motoristas, ciclistas e até pedestres.

Com a intervenção, um trecho de aproximadamente 300 metros terá pista dupla e dois contornos, o que vai favorecer também o aces­so ao Distrito Industrial da vizinha cidade. Segundo informou a assessoria de Comunicação da empre­sa, uma outra importante intervenção feita em Mogi Mirim a cargo da Intervias, a construção de um novo contorno na SP- 340, já teve 45% das obras con­cluídas após nove meses do anúncio desta obra, da segundo fase do Contorno de Mogi Mirim. A referida obra consiste na interliga­ção da Rodovia Ademar de Barros (SP-340), na altura do quilômetro 157, com as rodovias Wilson Finardi (SP-191) e Engenheiro João Tosello (SP-147).

Para garantir a segurança do usuário que trafega pela SP 147 no sentido Limeira­-Mogi Mirim um desvio de tráfego foi implantado desde julho, na altura do quilô­metro 64, operando em um trecho de 200 metros em pista simples. O desvio deverá continuar por mais 60 dias. A Intervias executa a construção simultânea de três viadutos do comple­xo, além do alargamento, prolongamento e reforço estrutural em outro viaduto, situado no entroncamento da SP-147 com a SP-191.

O novo trecho do Con­torno tem 4,6 quilômetros de extensão em pista dupla e facilitará o caminho de quem trafega no trajeto entre o Circuito das Águas e o Sul de Minas Gerais para cidades como Araras, Rio Claro e Limeira, irá diminuir o tráfego dentro da cida­de de Mogi Mirim, dando mais fluidez no tráfego das rodovias SP-147 e SP-340 e reduzirá o tempo de viagem entre Itapira e Limeira.

A segunda etapa da obra, que integra o Pro­grama de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, está recebendo um investi­mento de R$ 70,8 milhões e deverá gerar cerca de 250 empregos até 2016, quando está previsto que os trabalhos sejam conclu­ídos. A primeira fase do contorno foi inaugurada em 2003 e liga as SP-340 e SP-147.

Licenças Ambientais

A obra do Contorno de Mogi Mirim recebeu a LI (Licença Ambiental de Ins­talação) da Cetesb para o início da construção em maio. As licenças ambientais são obrigatórias e somente são emitidas após a análise dos estudos de diversos aspectos como o biótico (fauna e flora), físico (solo, ar, água) e socioeconômico local.

A concessionária tam­bém possui outorga para interferência em corpos d’água emitida pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), as ASV (Au­torizações para Supressão de Vegetação) e manifes­tações do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que realizou um estudo arque­ológico no terreno para prospecção de possíveis objetos históricos.


Munhoz satisfeito com andamento das obras
 

O deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) afirmou que está satisfeito com o andamento das obras da construção da ligação entre a SP-340 em direção à saída para Limeira, Conchal e Araras. “Os trabalhos seguem num ritmo adequado integrando um formidável elenco de obras viárias que o governador Geraldo Alckmin vem realizando em todo o Estado de São Paulo”, elogiou.
 
Ele disse que no caso específico do novo contorno de Mogi Mirim a obra integra o pacote previsto no contrato de concessão firmado com a Intervias, mas que partiu dele a iniciativa de realizar gestões junto a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) para que o pacote de obras fosse antecipado. Segundo informou, ele esteve reunido com autoridades da Artesp diversas vezes e em algumas ocasiões esteve acompanhado do ex-prefeito de Mogi Mirim, Carlos Nelson Bueno. “Demonstramos a importância que esta obra possui para o processo de desenvolvimentoda nossa região”, sentenciou.
 
 

Fonte: Da Redação do PCI

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