Em uma iniciativa pioneira, que envolve a aplicação de alta tecnologia, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Itapira tornou-se o primeiro no Estado de São Paulo a investir no sistema de Guardião de Segurança para tanques de CI2, o chamado Cloro Gás. O presidente da autarquia, José Armando Mantuan, informou que o processo de instalações e testes para o funcionamento do sistema foi concluído neste mês.
O Cloro Gás é indispensável no processo de tratamento de água. O produto é utilizado na purificação da água, atuando como agente bactericida. Contudo, devido à sua natureza, seu armazenamento e manipulação devem seguir medidas de segurança que evitem danos às pessoas e ao meio ambiente. Com o objetivo de reduzir e eliminar em até 98% os riscos de acidente ou vazamento do produto, o Saae investiu no chamado sistema guardião de cilindros, com ativação de detectores de gás, fabricado pela empresa Clorando.
Com o sistema guardião, será possível controlar à distância a abertura e fechamento dos tanques de CI2. O Sistema de Controle e Segurança Guardião atua diretamente na válvula de saída do tanque, eliminando o risco de pequenos vazamentos. A técnica de segurança do trabalho Vanusa Aparecida Pereira Mantuan destaca que isso ocorre através de três módulos funcionais: atuador elétrico conectado à válvula, controle primário com backup de energia e painel de controle. Em caso de sinistro automaticamente ocorrerá o fechamento do sistema de alimentação no processo de tratamento e o acionamento do alarme. A iniciativa foi elogiada pelo prefeito José Natalino Paganini: “é mais uma avanço em segurança e, como consequência, na eficiência de todo o sistema”, afirmou.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.