Serviço Autônomo de Água e Esgotos) patrocinou durante o dia de ontem a realização de uma espécie de programa piloto voltado para crianças da escola de ensino Fundamental Wilma Toledo Barros Munhoz,cujo objetivo é esclarecer e conscientizar o público escolar acolhido pelas escolas do município sobre os malefícios causados pelo desperdício de água e jogar óleo de cozinha usado na rede de esgoto.
A estagiária da área de Engenharia Ambiental, Gabriela Marques de Lima, foi designada para aplicar o programa. Segundo ela, até o final do ano , visitará a escola pelo menos uma vez por mês para checar o andamento do programa. Na quinta-feira, 18, ela esteve na escola em dois períodos para cumprir uma agenda programada para dar atendimento aos 220 estudantes de 1º ao 5º ano .
Conforme a faixa etária, ela desenvolveu dinâmicas de grupo falando essencialmente da necessidade de se economizar água, do erro que é jogar o óleo doméstico na rede coletora de esgoto e da revistinha que foi entregue aos escolares, que tem personagens infantis que colocam de uma forma mais intelegível para as crianças aquilo que ela foi tratar no local.
A revista traz personagem do bem, seu Gotão, dona Gotalvina, os filhos Gotinha e Tigum, e do mal: Disperdicionaldo, Desperdicionilda, Lixonildo e Oleonildo. Dentro da revista, de 14 páginas, existem seis espaços que serão preenchidos por cartuns autocolantes. A ideia é fazer com que os alunos levem para a escola a conta em dia de água e recebam até o final do ano letivo duas figurinhas por mês para preencher a revista. “A idéia inicial era fornecer uma figurinha por mês. Mas como o lançamento demorou mais do que o imaginado, vamos dar duas figurinhas ao mês”, relatou. Quem preencher a revista ganhará um brinde, ainda a ser definido, mas que trará vínculo com a campanha. Com base nos resultados do trabalho que teve início na Escola Wilma de Toledo Barros Munhoz, o programa denominado “O SAAE e o combate ao desperdício : economize água e não jogue óleo na rede de esgoto” será expandido para as demais escolas municipais de Ensino Fundamental, em parceria com as Secretarias de Educação e Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.