Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Junho de 2024
Notícia
11/11/2013 | Secretaria de Promoção Social faz balanço do Programa Busca Ativa

 

A secretária de Promoção Social, Eliana Assugeni Sobreiro Dias, convocou a imprensa na tarde de quinta-feira, 07, para fazer um balanço do Programa Busca Ativa, que funciona através do Serviço Especializado em Abordagem Social. Ela explicou que a ação trata-se de uma estratégia criada pelo Governo Federal com o objetivo de atingir os indivíduos que não tem acesso e conhecimento às políticas públicas sociais.

Assugeni explica que a Busca Ativa funciona todos os dias, através de denúncias, sendo as principais sobre maus-tratos aos idosos. Além disso, há o trabalho feito através de mapeamento com o intuito de chegar até as pessoas que fazem parte da camada mais pobre e frágil da população.

Nos últimos três meses, a estratégia que mais tem chamado a atenção da população itapirense foi o trabalho com as pessoas em situação de rua. O Abrigo Provisório criado em 26 de julho foi a maneira encontrada pela Prefeitura para atender os moradores de rua durante os dias frios. Além da disponibilização de espaço seguro e coberto para dormir, eles recebem lanche noturno, café da manhã, encaminhamento social e médico, almoço e banho, em parceria com o Instituto Samaritano e com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
 
O número de beneficiários do projeto triplicou desde seu início, chegando a atender 32 pessoas em uma mesma noite, à exceção daqueles que não aceitavam as regras do abrigo e apenas usufruíam do lanche. “Hoje temos 20 pessoas, sendo uma mulher, que dormem diariamente no abrigo. Outros 10 vão até lá todas as noites, tomam o lanche e voltam para as ruas, pois não aceitam seguir as normas do local”, explica Eliana.
 
O trabalho realizado alcançou resultados positivos, segundo avaliação da secretária. De todos os moradores de rua que já foram beneficiados pelo serviço, três estão em tratamento em hospitais psiquiátricos, dois estão sendo acompanhados em comunidades terapêuticas, um está freqüentando o CAPSad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), um foi reintegrado à família, três já não moram mais na rua, seis estão trabalhando e outros cinco retornaram à cidade de origem através de intervenção do CREAS. “Todos os resultados são muito positivos, em especial a reintegração à família, que é o objetivo central do trabalho”, declarou a secretária.
 
Abrigo passa para o comando do Instituto Samaritano
 
No próximo fim de semana, o Instituto Samaritano dá início às suas atividades com os moradores de rua. Com o fim do prazo do projeto do Abrigo Provisório da Prefeitura, o órgão da Igreja Presbiteriana Central de Itapira chama a responsabilidade para si.
 
Dentre as atividades propostas, estarão não apenas o pernoite, mas também oficinas, atendimento psicológico, reintegração familiar, capacitação para o mercado de trabalho e atendimento médico.
 
Campanha quer conscientizar sobre esmolas
 
A secretária Eliana Assugeni Sobreiro Dias aproveitou a oportunidade para falar sobre uma preocupação em relação aos moradores de rua: a esmola. Ela classificou a cidade como ‘acolhedora’ e que devido a isso, algumas pessoas preferem permanecer na rua. “Alguns deles relatam ganhar de R$ 70 a R$100 em um único dia, apenas pedindo esmola”, diz.
 
Para tentar inibir esse tipo de ação, a Secretaria de Promoção Social lançou a campanha ‘Quem dá esmola financia ilusões’, com o intuito de conscientizar a população sobre o real significado das moedinhas dadas às pessoas em situação de rua. “Muitas vezes o dinheiro serve para financiar o uso de drogas lícitas e ilícitas. Mesmo os que dão comida ou lanches tem que ficar cientes que essa não é a maneira mais apropriada de ajudar”, explica.
 
No panfleto estão listadas algumas das atividades realizadas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social e há o apelo para que os cidadãos liguem no Disque Busca Ativa quando depararem com qualquer situação social que mereça atenção. Os telefones são 3863-8111, 3843-2657 e 99461-9701.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1749 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções