A Secretaria de Defesa Social de Itapira, através do Departamento de Trânsito e Fiscalização, iniciou nesta semana a vigilância eletrônica das principais vias do município, com a ativação de 13 câmaras e um centro de controle em sua sede. Com isso, eventuais abusos ou irregularidades cometidos por motoristas poderão vir a ser alvo de multas emitidas pelo sistema, uma vez que os guardas civis municipais que operam o sistema passaram a atuar também como agentes de trânsito.
Para orientar os motoristas, o Departamento de Trânsito instalou placas junto às entradas da cidade e em alguns pontos da malha viária urbana. A expectativa da Secretaria de Defesa Social é de que o novo sistema, ao se incorporar aos mecanismos já existentes de fiscalização de trânsito, ajude a reduzir acidentes e a melhorar a segurança de motoristas e pedestres.
Além da ação junto ao trânsito, o sistema de câmaras de vigilância também poderá auxiliar na prevenção de crimes. O centro de controle atua em sintonia com a Guarda Civil Municipal que, por sua vez, está integrada à Polícia Militar através do programa Juntos Somos Mais Fortes, de ações coordenadas entre as corporações. Para a instalação de todo o sistema foram utilizados pouco mais de R$ 500 mil, recebidos do governo federal.
...............
Localização das câmaras
Avenida Armando Salles de Oliveira, junto ao Posto de Informações Turísticas
Rua da Penha, esquina com Rua Manoel Pereira
Avenida Castro com Padre Amorim
Rua Otávio Boretti
Avenida Getúlio Vargas
Rua Raimundo Marim
Rua Farmacêutico Antonio Serra
Avenida Comendador Virgolino de Oliveira
Praça da Árvore
Praça Bernardino de Campos
Rotatória da Avenida Brasil com Avenida Juritis
Istor Luppi
Rua do Cubatão, próximo ao morro do Macumbê
Praça Mogi Mirim
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.