O presidente da Câmara Municipal de Itapira, vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB), acompanhado dos demais vereadores Pedro Tadeu Stringuetti (PPS), Luiz Antônio Machado (PTC), Marcos Paulo da Silva (PRB) e Joílson Batista Militão da Silva (PSDB), prestigiaram na tarde desta quinta-feira, no Parque Juca Mulato, a abertura oficial do projeto Planeta Água, desenvolvido pela empresa Bellini Cultural em parceria com arte educadores da Universidade de São Paulo (USP), trazido para Itapira com o patrocínio do Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos, com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapira através das secretarias de Educação da Cultura.
Na ocasião, cerca de 350 crianças participaram da sessão inaugural. O projeto investe na educação, na cultura e na necessidade de conscientização da preservação do meio ambiente, orientando as crianças a adotar modelo sustentável de consumo e reciclagem. Por meio de parcerias com prefeituras, secretarias de Cultura, Meio Ambiente e Educação das cidades escolhidas, o projeto atender cerca de 400 pessoas por dia.
Na ocasião, o presidente da Câmara esteve representando o prefeito José Natalino Paganini (PSDB), que não pode estar presente na ocasião.
Sobre o projeto
O Planeta Água acontece desde 2003, beneficiando mais de 250 mil alunos de escolas públicas e usuários de parques em todo estes anos. O projeto ensina de forma lúdica, por meio de um espetáculo teatral e oficina de arte, como os participantes devem agir na defesa de um planeta saudável.
O espetáculo itinerante acontece em uma tenda, instalada em locais públicos, como parques e orlas marítimas, abrigando dois ambientes. No primeiro, um palco produzido com iluminação, cenário, figurino e trilha sonora própria recebem uma trupe de atores e monitores treinados para atender, educar e divertir as crianças.
O segundo ambiente contempla uma oficina de artes que consta de uma árvore na qual as crianças recriam com fitinhas coloridas os biomas brasileiros e os problemas ambientais existentes no país. Cada fitinha tem uma mensagem relacionada a questão da qual ela faz parte, criando uma simbólica representação da natureza. Na oficina, as crianças podem fixar o que ouviram sobre sustentabilidade e se sentir parte responsável pela preservação do meio ambiente.