Carregando aguarde...
Itapira, 22 de Dezembro de 2025
Notícia
10/02/2015 | Controle da água do Cantareira deveria ter começado antes, diz presidente da ANA

Ao comentar a crise hídrica que atinge o país, em particular o estado de São Paulo, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, disse hoje (10) que a restrição da oferta de água no Sistema Cantareira deveria ter começado ?muito antes? e que não basta controlar a água pela demanda, mas pela oferta possível de ser feita pelo sistema.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, em entrevista ao programa Espaço Público, comentou a crise hídrica no país, especialmente em São Paulo (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, em entrevista ao programa Espaço Público da TV Brasil Marcello Casal Jr/Agência Brasil

?Temos que gerenciar o risco de ficarmos sem essa água", disse. "Se cinco [dias sem água] por dois [com água] conseguir fazer com que os reservatórios sejam recuperados, é ótimo que seja adotado. Porém, como essa decisão foi protelada ao longo de um ano, e não foi tomada, o receio que se tem é que talvez o cinco por dois possa não dar a segurança necessária de que em novembro de 2015 ainda tenhamos água no Sistema Cantareira?, completou Andreu ao participar nesta terça-feira do programa Espaço Público, da TV Brasil.

Segundo ele, a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) apresentou estudos equivocados sobre a gravidade da crise no estado. ?Erraram porque [houve] a cultura de que a chuva viria, de que não se pode fazer uma gestão restritiva, que ela teria impacto sobre a opinião da população", destacou. "Se a gente não tiver coragem para tomar as medidas necessárias neste processo, corremos o risco de não termos água em 2016?.

Para Andreu, é preciso haver mudanças de hábitos para diminuir o volume de água que cada brasileiro, principalmente na Região Sudeste, consome, além de evitar o desperdício. ?Sempre se achou que a água era infinita no Brasil e aí gerou todo tipo de desperdício, seja na agricultura, como no âmbito das empresas de saneamento.?

Ele também defendeu que o Brasil retome uma política de construção de reservatórios. "Isso tem impactos sobre o meio ambiente? Tem. Tem impacto sobre algumas comunidades? Tem. Mas temos que colocar do outro lado os eventuais benefícios que uma política desse tipo tem, às vezes, até para controlar enchentes."

Editor Aécio Amado

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-02/controle-da-agua-do-cantareira-deveria-ter-comecado-antes-diz-presidente-da

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1819 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções