09/04/2015 | Restaurante móvel promove oficinas de alimentação saudável na capital paulistaO Programa Meu Prato Saudável estacionou um restaurante móvel no Largo da Batata, zona oeste paulistana, para divulgar informações sobre alimentação saudável. O espaço tem duas cozinhas abertas onde são ministradas oficinas de sucos e culinária, além de palestras com nutricionistas sobre como balancear refeições. A iniciativa é promovida pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas.
A carreta onde estão montadas as cozinhas e as mesas para os participantes ficará estacionada no local hoje (9) e amanhã (10), das 9h às 17h. No domingo (12), o restaurante móvel segue para a Aparecida do Norte, interior paulista, onde ficará em frente à Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A organização espera atender 10 mil pessoas. Na ação na capital paulista a estimativa é que 2 mil pessoas devem participar das atividades em cada dia.
Antes de subir para o espaço, o público passa por uma triagem, com medição de peso, altura e circunferência da cintura. Também são fornecidas informações sobre nutrição e os riscos associados a estar acima do peso ideal. ?O sobrepeso é uma das principais causas de doenças como diabetes tipo dois, de hipertensão, doenças cardiovasculares e de obesidade. Do sobrepeso para a obesidade é um pulo?, enumerou a médica que coordena o programa, Elisabete Almeida.
O projeto trabalha com uma metodologia que simplifica as noções de nutrição. ?A pirâmide alimentar é muito difícil de entender, não importa a escolaridade das pessoas. Então, nós fizemos uma reinterpretação da pirâmide para dentro do prato. Para as pessoas saberem o que colocar dentro do seu prato?, explicou Elisabete.
Segundo as indicações passadas pelas nutricionistas, um prato de almoço deve ter, por exemplo, metade da composição de legumes e verduras e duas partes iguais para os carboidratos e proteínas. Para facilitar a compreensão, são usados quebra-cabeças mostrando que alimentos têm os nutrientes necessários para a alimentação balanceada.
O aposentado Adarziro Vieira veio de Caieiras, município ao norte da Grande São Paulo, só para participar das oficinas. Com 74 anos, ele acha que a viagem valeu a pena. ?O suco eu vou fazer, sim?, disse sobre como incorporaria os conhecimentos ao seu cotidiano. ?Gosto das coisas novas. Quando tem coisa nova, é bom conferir. Quanto mais se vive, mais se aprende?, disse sobre as razões que o motivaram no deslocamento de mais de uma hora até a capital.
O professor de inglês e de português, Luís Carlos Abílio estava só de passagem pelo Largo da Batata, mas se interessou pela proposta. ?Em sala de aula eu explico sobre isso. Mas, aqui é mais importante, porque pega o povão?, disse ao defender a importância de se divulgar esse tipo de informações ao grande público.
Editor Valéria Aguiarhttp://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-04/restaurante-movel-promove-oficinas-de-alimentacao-saudavel-na-capital-paulista
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
20/12/2021 - Especialista em comportamento animal dá dicas de como aproveitar com maior segurança o final de ano com seu pet.
16/12/2021 - Governo de São Paulo amplia isenção do IPVA a pessoas com deficiência
16/12/2021 - Poupatempo realiza mais um mutirão neste sábado (18) para renovação de CNHs vencidas em março e abril de 2020
13/12/2021 - Curso gratuito prepara profissionais da advocacia para defender mulheres vítimas de violência