14/12/2016 | Suspensa do Mercosul, Venezuela diz que participará de reunião em Buenos Aires
A Venezuela anunciou que vai participar hoje (14) da reunião de ministros de Relações Exteriores do Mercosul em Buenos Aires - apesar de o país ter ter sido suspenso do bloco regional há duas semanas.
A chanceler venezuelana, Delcy Rodriguez, informou no Twitter que iria representar o seu país no encontro. Ela disse que ninguém pode impedir a Venezuela de "exercer seu direito soberano".
O governo paraguaio avisou que Delcy Rodriguez não foi convidada e que, ao ter sido suspensa do Mercosul, a Venezuela perdeu o direito de participar das reuniões.
A suspensão foi anunciada no início do mês pelos outros quatro membros do bloco: o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai. O motivo foi o descumprimento do protocolo de adesão.
A Venezuela tinha quatro anos para incorporar centenas de normas de integração, mas não conseguiu.
Os venezuelanos anunciaram, de última hora, que iriam tomas as medidas necessárias, mas o prazo venceu e o país foi suspenso. A suspensão jamais foi aceita pela Venezuela.
A chanceler Delcy Rodriguez acusou a Argentina, o Brasil e o Paraguai de formar uma aliança de direita contra o seu país e disse que vai a Buenos Aires defender os interesses venezuelanos.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, chegou nessa terça-feira (13) à noite a Buenos Aires para participar do encontro.
A Argentina, país anfitrião, ocupará a presidência pro tempore do Mercosul nos próximos seis meses.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-12/suspensa-do-mercosul-venezuela-diz-que-participara-de-reuniao-emMonica Yanakiew - Correspondente da Agência Brasil
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul