Muitos consumidores irão às compras nos próximos dias em busca do presente do Dia dos Pais, cuja data será comemorada dia 12 de agosto. A Fundação Procon-SP preparou uma lista de sugestões para evitar problemas na compra do presente. Confira:
- Evite as compras por impulso. Uma vez escolhido o presente, uma boa pesquisa de preços é fundamental.
- O Código de Defesa do Consumidor determina que toda a oferta de produtos obriga o fornecedor que a veiculou a cumpri-la. Se alguma empresa negar o que prometeu, é possível reclamar, desde que munido do material publicitário.
- A troca de produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto é uma decisão do estabelecimento. A loja só é obrigada a efetuar a substituição em caso de defeitos na mercadoria. Porém, muitas lojas permitem a troca das peças que não tenham defeito. Nesse caso, essa possibilidade deve ser exigida por escrito no ato da compra.
- Perfumes ou cosméticos devem conter todas as informações sobre o produto em língua portuguesa.
- Celulares só devem ser adquiridos em lojas autorizadas, o que garante a procedência e habilitação. Exija o produto lacrado e na embalagem original.
- Computadores e eletroeletrônicos devem ser testados na frente do cliente. Verifique se o produto acompanha manual de instruções em português e relação da rede autorizada de assistência técnica.
- Se existe a opção de parcelamento no pagamento, a mercadoria deve conter os dois preços: o total à vista e as parcelas.
Veja mais dicas no blog do Procon-SP.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.