Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Maio de 2025
Artigo
06/02/2012 | A importância do cajado nas caminhadas

Várias pessoas têm me perguntado o porquê de eu utilizar um cajado em minhas caminhadas. Na verdade este cajado é um galho de goiabeira (que depois de seco se torna leve e resistente), com uma forquilha na parte superior e na altura dos meus olhos, apelidado por mim de “Moysés”. Afinal, o mais conhecido dos cajados foi sem dúvida alguma o utilizado pelo grande nome Bíblico, se transformando num símbolo da libertação e na liderança do seu povo. 

Segundo a Wikipédia, cajado é uma vara de pastor, caracteristicamente tendo a extremidade superior recurvada em forma de gancho ou semicírculo. Ele é usado para tocar nas patas das ovelhas de leve para que elas retornem ao seu caminho não se desviando do caminho. Em algumas ocasiões, o cajado podia ser utilizado como arma. A ovelha conhecia o Pastor pelo cheiro do cajado que se apegava a sua mão, sendo assim, ela conhecia o Pastor e o seu cajado. , O cajado tem duas funções principais:Quando segurado pelo lado da curva, serve de vara para corrigir ou castigar as ovelhas que se desviam, e segurando-o pelo lado reto serve para socorrer a ovelha caída em buracos ou precipício, puxando-a pela curva do cajado.

No meu caso, após varios estudos e experiencia práticas e pessoais, cheguei à conclusão de que este instrumento pode ser mais um equipamento de auxílio às pessoas que gostam de caminhar por estradas, campos e montanhas. Afinal, todos os nômades que atravessam desertos, todos os habitantes das florestas, alpinistas, e pessoas que fazem longas caminhadas o utilizam.
 
O cajado serve como referência no terreno que estamos caminhando, auxilia no equilíbrio e na cadência, ditando o rítmo da caminhada, como apoio para subidas e descidas, educação postural, entre outras.
 
Muito importante é que este equipamento possibilita, com o movimentos dos dedos na pegada e, sempre trocando de mãos, melhorar a circulação nos membros superiores de acordo com a altura em que se segura o cajado. Melhora também o tônus muscular  pois, os mesmos, deixam de apenas balançar ao lado do corpo e realizam um trabalho de flexão e extensão dos braços. A forquilha do meu cajado serve para apoio, pendurar a minha camiseta, puxar os galhos de plantas frutíferas que encontro pelas estradas e, certamente cada um vai encontrar uma utilidade para a mesma.
 
O mais interessante é que, por várias vezes, caminhando pelas estradas e caminhos da área rural e até mesmo pelas ruas da cidade, utilizei o “Moysés” para me proteger dos cães...
 
Pegue seu cajado e pé na estrada...
 
Até a próxima!
 
Luizinho Domingues “Pasté”
 
Fonte: Luizinho Domingues

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Luizinho Domingues
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1301 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções