Várias pessoas têm me perguntado o porquê de eu utilizar um cajado em minhas caminhadas. Na verdade este cajado é um galho de goiabeira (que depois de seco se torna leve e resistente), com uma forquilha na parte superior e na altura dos meus olhos, apelidado por mim de “Moysés”. Afinal, o mais conhecido dos cajados foi sem dúvida alguma o utilizado pelo grande nome Bíblico, se transformando num símbolo da libertação e na liderança do seu povo.
Segundo a Wikipédia, cajado é uma vara de pastor, caracteristicamente tendo a extremidade superior recurvada em forma de gancho ou semicírculo. Ele é usado para tocar nas patas das ovelhas de leve para que elas retornem ao seu caminho não se desviando do caminho. Em algumas ocasiões, o cajado podia ser utilizado como arma. A ovelha conhecia o Pastor pelo cheiro do cajado que se apegava a sua mão, sendo assim, ela conhecia o Pastor e o seu cajado. , O cajado tem duas funções principais:Quando segurado pelo lado da curva, serve de vara para corrigir ou castigar as ovelhas que se desviam, e segurando-o pelo lado reto serve para socorrer a ovelha caída em buracos ou precipício, puxando-a pela curva do cajado.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.