Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Novembro de 2024
Notícia
02/09/2012 | “Boom” da boa forma projeta trabalho das academias da cidade

 

Neste sábado, dia 1º de setembro, comemoramos a existência de uma das profissões mais importantes relacionadas à Saúde, a Educação Física. Responsável por promover o bem-estar, a qualidade de vida e prevenir doenças, esses profissionais estudam diversas disciplinas como Anatomia, Fisiologia, Biomecânica e Nutrição para oferecer serviços de qualidade a sociedade, tratando o ser humano de forma biológica, não se esquecendo da individualidade psicológica e dos aspectos sociais. Apesar da recente regulamentação da profissão, apenas 10 anos, muitos avanços foram alcançados e hoje existem profissionais de Educação Física trabalhando nos mais diversos ambientes como academias, clubes, parques, condomínios, empresas, hotéis, e até em hospitais. 
 
O “boom” das atividades desportivas nos últimos anos tem levado também a uma corrida desenfreada pelo “corpo perfeito”. Cargas pesadas de treinamentos e suplementação são ministradas na maioria dos casos sem a orientação de um profissional. É neste cenário que se destaca cada vez mais a importância do bom profissional de educação física.
 
 
Gildo Henrique Piardi, 59, da Academia GHP é pós graduado em Teoria do Treinamento Esportivo e Educação Física Infantil. Para ele, é tudo uma questão de cultura. “É muito comum vermos hoje pessoas montando seus próprios treinos com base em pesquisas na internet ou em artigo de revistas, sem levar em conta a saúde de um modo geral. Problemas posturais, excesso de peso, pressão arterial, colesterol, stress, são fatores que devem ser levados em consideração no momento da criação de uma rotina de treinamento, e isso só um profissional de educação física tem a capacidade de fazer”, destacou.  
 
Gildo ainda lembrou que Itapira sempre foi referência na área da educação física, tanto que hoje alguns de nossos conterrâneos ocupam lugar de destaque nas principais universidades do país. “Nós temos como exemplo profissionais do gabarito de um professor Barreto, do Paulinho Oliveira (Teté), do Miguel de Arruda e do Valdir Barbanti. São exemplos da importância do profissional de educação física. Quantas pessoas foram influenciadas positivamente por eles?”, completou.   
 
Lidiane Cavenaghi, 30, da Academia Fisio Forma, é formada em educação física pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae) e explica que a principal finalidade da educação física é a melhora da qualidade de vida e não meramente estética. “É claro que todos buscam perder alguns quilos e melhorar a auto estima , mas a atividade física deve ser sempre pautada pela qualidade de vida. É por isso que aqui na Fisio Forma só trabalhamos com profissionais formados, qualificados e atualizados, sempre prezando pelo bem estar dos alunos, corrigindo eventuais problemas posturais e de saúde e prevenindo problemas futuros”, comentou.
 
Outro que destaca a importância do profissional é o professor Carlos Eduardo Icassatti, 40, o Duda. Para ele, ser professor é consumir horas e horas pensando em casa cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, acaba sendo única e original. 
 
“Para mim, ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara, que necessita de atenção, amor e cuidado. É por isso que o professor de educação física deve estar sempre atento à todos os aspectos do aluno, para potencializar suas vocações e amenizar suas dificuldades. É isso que tenho buscado passar com o meu trabalho”, classificou. 
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2189 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções