Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Amparo, que fazem parte do Projeto “Língua e Cultura Italiana”, visitaram na última sexta-feira (5/9), o Museu da Imigração em São Paulo, antiga hospedaria que abrigou milhares de imigrantes italianos que desembarcaram em Santos especialmente no final do século XIX e começo do XX, época da chamada “Grande Imigração Italiana”.
O projeto “Língua e Cultura Italiana” é uma parceria entre a Prefeitura de Amparo, através da Secretaria Municipal da Educação, a Federação das Entidades Culturais Ítalo-brasileiras do Estado de São Paulo (Fecibesp) e o Circolo Italiano di Amparo. Desde 2002, o projeto capacita professores e a partir de 2006 aproximadamente mil alunos já foram beneficiados.
Essa atividade complementa as ações do projeto, possibilitando a vivência agradável entre os participantes e a prática do conhecimento construído nas aulas. “Atividades como esta estabelecem a importante relação entre o que sabemos e o que vivemos. É uma ótima forma de mostrar aos alunos a prática do que aprenderam”, conta a coordenadora pedagógica do projeto, Tânia Marinho.
"Agradecemos a valorização e apoio da Prefeitura de Amparo e Secretaria Municipal da Educação, das equipes das escolas envolvidas e especialmente aos pais pela confiança depositada em nós para o desenvolvimento deste projeto", agradece a presidente da entidade, Cecília Isabel Petri.