Na última quarta-feira, (20/03) foi publicado no Diário Oficial a autorização para a construção do “Centro Dia do Idoso” para o município de Itapira, no valor de R$ 500 mil. A solicitação para a instalação da unidade foi feita pelo deputado Barros Munhoz, junto ao governo do Estado, no final do mês de outubro do ano passado.
Na época do pedido, Paganini já havia vencido as eleições municipais, mas não era prefeito empossado e mesmo assim acompanhou de perto todo o processo de viabilização do Centro, junto com o deputado. O próximo passo agora é a entrega da documentação, por parte da prefeitura, para a elaboração do convênio entre prefeitura e Estado.
Munhoz comemorou a boa notícia. “O município precisa de ações que garantam os direitos da 3ª idade, pois acredito que o Centro Dia do Idoso é de extrema importância para a nossa população. É uma conquista fantástica”, justificou o deputado.
O prefeito Paganini também destacou a notável conquista. “Eu entendo que quando se trata de questões relacionadas à 3ª Idade é sempre uma causa nobre. É por isso que agradeço o empenho do deputado Barros Munhoz na busca dessa viabilização, pois vem atender as necessidades de muitas famílias itapirenses que irão utilizar a unidade deixando os idosos no Centro Dia para exercerem suas funções”, falou o prefeito.
O Centro Dia atenderá as famílias que precisam trabalhar fora e não têm onde deixar seus idosos nesse período. A coordenação do projeto é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), que apoia municípios para a implantação de espaços de acolhimento, proteção e convivência de idosos semidependentes, com idade igual ou superior a 60 anos.
A unidade deverá atender cerca de 50 idosos e a manutenção do local será de responsabilidade do município. Os idosos passam o dia no Centro com qualidade e atendimento social. O local presta um serviço importante não só para o idoso, mas também para a sua família. A unidade deverá contar com uma equipe multiprofissional e oferecerá atividades de lazer, saúde e nutrição, entre outras.
2 comentários
15/04/2013 12:04:45 | Leitora Assídua
continuação: e as instituições asilares não aceitam idosos com idade inferior a 60 anos. munhoz e paganini estão de parabÉns,usand o dinheiro público em projetos beneficientes á população!
15/04/2013 12:04:00 | Leitora Assídua
Esse é um ótimo projeto, que ajuda muito as famílias que tem idosos em casa e que precisam trabalhar durante o dia e não tem com quem deixá-los, sendo que um cuidador por 12 h/dia está muito caro hj...