Desde 2009, quando celebrou seus 100 anos no dia 26 de abril com um mega concerto no Clube de Campo Santa Fé, com direito a muitos convidados especiais, a Banda Lira Itapirense se habituou em brindar o público itapirense com apresentações especiais, em datas especiais.
Para assinalar os 192 anos de Itapira, a instituição trará algumas novidades, a começar pelo local da apresentação. Sai de cena o Clube de Campo Santa Fé – palco das apresentações em anos anteriores – e a Concha Acústica será testada para um evento que possui o condão de atrair centenas de pessoas. No Santa Fé, o público médio girou em torno de 1.500 pessoas em cada apresentação.
A Concha Acústica comporta no máximo 700. “Será um fato inusitado esta apresentação no que se refere à projeção de público. Evidentemente que a gente fica assim meio receoso de que haja superlotação, mas é um risco que vamos correr. Pensamos antes de mais nada em privilegiar um espaço público, o qual inauguramos e que nos deixou uma excelente impressão principalmente devido à acústica muito privilegiada”, justificou o maestro Maurício Perina.
Ele também discorreu sobre a mudança do formato na apresentação deste ano. Segundo Perina será um “concerto temático”, que vai recorrer a temas imortalizados no cinema e na TV, daí o nome do espetáculo, “Trilhas”. Embora não haja desta feita convidados para cantar durante a apresentação a Banda Lira deverá ter entre os 45 músicos que deverão estar em cima do placo o contra baixista acústico Alexandre Henrique dos Santos, de Limeira.
Sem entrar em muitos detalhes para não bancar o estraga prazeres, Perina disse que o diferencial da apresentação marcada para começar às 20h00 com entrada franca será o aparato tecnológico que será montado para acompanhar as apresentações. Cada filme, seriado e desenho cujos temas serão executados (veja relação abaixo) terão imagens de suas produções exibidas em dois telões, simultaneamente. “Será uma espécie de vídeo clipe sinfônico”, brinca o Maestro.
Para chegar a este estágio de superprodução, a Banda Lira teve a colaboração voluntária GABRIELA RAVETTA – Estudante de técnica de informática da ETEC - que realizou toda a mixagem dos filmes. Otávio Vidal, artista gráfico, trabalhou na elaboração do cartaz e todas as imagens de divulgação.
Veja as trilhas que serão executadas:
O Poderoso Chefão
Medley (Cartoon Symphony) – The Bugs Bunny Show, The Flinstones, The
Jetsons, The Simpsons, The Pink Panther, Animaniacs e Merrily we Roll
Along.
Alladin
Medley (John Williams in Concert) – E.T., A Missão, Stars Wars, o
Império Contra Ataca, Tubarão.
Jurassic Park
O Rei Leão
Piratas do Caribe
Gabriela
Tristeza do Jeca
Sítio do Pica Pau Amarelo
A Banda Lira inaugurou a Concha Acústica em julho deste ano
Cena da apresentação dos 100 anos em 2009, cujo evento deu lugar a um ciclo de apresentações especiais