Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Novembro de 2024
Notícia
28/11/2012 | Condema realiza I Fórum Municipal do Lixo

O Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o Condema, realizou na noite de ontem, 27, no anfiteatro da Penha S/A, a segundo edição do Fórum Municipal do Lixo, ocasião em que foi levada à cabo as discussões sobre as novas saídas e tecnologias na coleta e tratamento de resíduos sólidos. Cerca de 120 pessoas participaram do encontro que reuniu palestrantes especialistas no assunto, entre eles o prefeito e vice prefeito eleitos José Natalino Paganini e Dado Boretti, o presidente da Acei José Aparecido da Silva, os secretários municipais da Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento Joaquim Barbosa Jr. e de Serviços Públicos Adolfo Bellini, que na ocasião representaram o poder público municipal na pessoa do prefeito Toninho Bellini.

Além deles, outros quatro vereadores eleitos marcaram presença neste que é um assunto de extrema urgência para nossa cidade, a destinação correta do nosso lixo nas próximas décadas, Rafael Donizete Lopes, Carlos Jamarino, Maurício Casemiro de Lima e Marcos Paulo da Silva.

Convidados para compor a mesa principal foram a presidente do Condema, Maria Odete de Melo Santana, o superintendente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Circuito das Águas Hilário Piffer Jr., além dos palestrantes Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias, professora doutora em Gestão Ambiental pela da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e Dan Moche Schneider, professor consultor em Gestão de Resíduos Sólidos.

Após o cumprimento do protocolo, a presidente do Condema deu início aos trabalhos propriamente ditos. Na ocasião, Odete falou sobre os desafios que envolvem a questão do lixo para os próximos anos, colocando como principal objetivo, a busca por soluções para a diminuição da produção do lixo, bem como formas alternativas para coleta e destinação correta dos resíduos sólidos.

E seguida, foi a vez da professora Sylmara, que traçou um breve histórico do modelo econômico consumista que impera atualmente, que teve início com a revolução industrial e a produção e consumo em massa, modelo este que se estende de forma ainda mais agressiva até hoje. Segundo a catedrática, um novo modelo de não consumo, de não geração de lixo e de reaproveitamento de bens precisará ser pensado.

Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias

“Da forma como estamos o planeta não vai suportar. Este modelo de compre/use/descarte não vai durar mais por muito tempo, até porque os recursos naturais da terra são limitados. Não adianta termos uma política do consumo ilimitado, se nossa Casa, o nosso planeta é limitado. Precisamos repensar nossos estilos de vida, nossa maneira de viver e de forma rápida, pois o planeta já como dar sinais deste desgaste”, explicou.

Em seguida foi a vez do professor Dan, que fez uma breve abordagem sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lançando as novas diretrizes para coleta e tratamento do lixo. Segundo Schneider, a reciclagem de matérias deve ser a prioridade de qualquer governo, reaproveitando em até 70% do que é jogado no lixo atualmente.

Dan Moche Schneider

“O modelo perfeito seria o encerramento dos lixões, o fortalecimento da coleta seletiva e o tratamento correto dos rejeitos através dos aterros ou biodigestores, diferentemente dos incineradores, modalidade muito criticada em países desenvolvidos e que tentam implantar no Brasil como modelo viável. Os incineradores, além de poluir o ar, a água e o solo com as partículas que saem dos gases resultantes da queima do lixo, ainda competem diretamente com os catadores na busca pela matéria prima que são os recicláveis. Desta forma, você deixa de gerar renda par gerar mais poluição”, explicou.

Em um segundo momento, o superintendente do Consórcio Regional de Saneamento Básico, Hilário, realizou uma explanação do funcionamento e das vantagens dos municípios aderirem ao consórcio. Aproveitou a presença do prefeito eleito Paganini, para demonstra que o modelo pode ser ecológica e socialmente correto.

Hilário Piffer Jr

“O Consórcio foi criado em 2010 e hoje é composto por 12 cidades, todas elas aptas a irem buscar recursos junto aos governos para a destinação correta do lixo. O Consórcio surgiu como alternativa aos antigos lixões. Hoje, temos uma gestão eficientes do lixo reciclável, dos rejeitos, do descarte oriundo da construção civil e até mesmo do lixo hospitalar. Isso tem feito muito a diferença, principalmente em cidades cujos aterros sanitários já chegaram em sua capacidade máxima. Sei que Itapira ainda tem um tempo de vida útil em seu aterro, mais logo terá que pensar em uma outra saída. É justamente neste sentido que o Consórcio se mostra como a melhor alternativa”, explicou Hilário.

Encerrando as atividades do II Fórum Municipal do Lixo, a responsável pela Associação dos Catadores dos Resíduos Sólidos de Itapira (Ascorsi), a educadora ambiental Mariah Arruda apresentou à todos os resultados do projeto Coleta Seletiva Solidária desenvolvido pela associação desde maio de 2005. Atualmente, a coleta seletiva cobre 80% da malha urbana da cidade, chegando a 50 bairros. Ao todo, 43 catadores estão envolvidos com o projeto que já tirou das ruas itapirense cerca de 500 toneladas de lixo recicláveis que deixaram de ir para o aterro sanitário, gerando cerca de R$ 150 mil de renda para os trabalhadores.

Francisco, Mariah e Ana

Mariah Arruda

“Eu costumo dizer que a Ascorsi não só recicla lixo, mas recicla vidas. Lá, os catadores podem contar com todo um suporte profissional e social. É claro que ainda estamos muito aquém de onde queremos chegar, mas foi preciso vencer muita resistência, até mesmo por parte dos próprios catadores. Nossa missão é transformar a Ascorsi em uma cooperativa, capacitando os catadores, oferecendo melhores condições de trabalho e contribuindo com o meio ambiente. Este é nosso desafio, nosso objetivo”, concluiu.

Após a apresentação dos palestrantes, os microfones foram abertos para as questões do público em geral.

Imagens do Fórum - Fotos Beto Coloço

 

Visita à Ascorsi - Fotos Beto Coloço

 

Os dois palestrantes, Professora Sylmara, da cidade de São Paulo, e Dan Moche, residente em Itanhaém, chegaram em Itapira por volta das 16h e foram recepcionados pelos membros do Condema e integrantes da Rede Social no galpão da Ascorsi.

VEJA MAIS: Fotos Renato Silva

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

753 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções