Em setembro de 2008, o professor de Educação Física, Luís Francisco Soriani e o jornalista e deficiente visual, Glauco Antonio Lauri, iniciaram uma parceria no esporte, que na Etapa da Primavera do Circuito das Estações de Corrida e Caminhada, no domingo (21/09), completou 6 anos.
"Nosso primeiro treino aconteceu em 13 de setembro de 2008, visando a preparação para completar a Corrida Internacional de São Silvestre no último dia de 2009. Corri apenas 230 metros", recorda Lauri.
Além da São Silvestre, considerada por Glauco, o "maior desafio", a dupla representou Itapira em diversas provas e caminhadas, em Itapira, Campinas, Mogi Guaçu e Mogi Mirim.
"É a oportunidade para testar seus limites e potencialidades, prevenir contra enfermidades secundárias à deficiência e ao diabetes.
Pessoas com ou sem deficiência sem atividade física começam a perder massa muscular a partir da inatividade e podem predispor várias doenças secundárias, como as ligadas ao aparelho circulatório ou a obesidade", ressalta Soriani.
O trabalho com o professor proporciona para o deficiente visual, a melhoria na postura, condição física, respiração, circulação,
desenvolvimento de auto estima, estímulo à independência e autonomia, vivência de situações de sucesso, superação,
melhora no equilíbrio e resistência.
"As atividades físicas para pessoas com deficiência são elementos fundamentais no processo para a reabilitação , possibilitando ao deficiente o benefício que estas atividades podem oferecer para uma melhor qualidade de vida", diz Soriani.