O prefeito Carlos Nelson Bueno transformou a tarde desta sexta-feira, 27, numa grande festa. Lotou o salão social do Clube Mogiano, o maior clube da região, para receber o governador Geraldo Alckmin, o senador Aloysio Nunes Ferreira, o presidente da ALESP, José Antonio de Barros Munhoz, deputados e representantes da empresas e anunciou, publicamente, a decisão do Itaú Unibanco em construir o Centro Tecnológico em Mogi-Mirim.
O Itaú Unibanco devido ao contínuo aumento de dados em seu principal Data Center e considerando o crescimento de seus negócios a médio e longo prazo, o planejou a centralizar em Mogi-Mirim o seu núcleo tecnológico. No ano passado, o Itaú Unibanco processou mais de um bilhão de lançamentos. O novo centro será implantado em uma área de 815 mil metros quadrados ou 33 alqueires.
A decisão por Mogi-Mirim considerou itens de infraestrutura tais como: um espaço disponível que garanta as ampliações futuras, capacidade de suprir a demanda de energia, água, telecomunicação e localização.
O projeto engloba três etapas. A primeira é estimada para ser concluída em 2014. Serão construídos dois prédios de aproximadamente 30 mil metros quadrados cada um, com 9 metros de pé direito, tornando-se a empresa com maior área construída na região, superada, apenas, pela International Paper, de Mogi-Guaçu. Terminada essa etapa, em funcionamento, o conjunto tecnológico consumirá 30 MW, o equivalente ao consumido por toda Mogi-Mirim atualmente. Ao final da terceira etapa, serão necessários 90 MW.
Para aquisição do terreno e obras cíveis serão investidos R$ 800 milhões. Cerca de 400 pessoas trabalharão diretamente no local, nas áreas operacionais e de suporte.
A instituição Itaú Unibanco tem sido apontada como uma das empresas com o maior grau de transparência em sustentabilidade entre as companhias pesquisadas na América Latina. A construção do complexo atenderá as melhores práticas internacionais e as tendências de mercado em construções dessa magnitude. Usará prioritariamente o sistema TI verde, que é a tecnologia de informação associada à sustentabilidade aos recursos computacionais.
Para Carlos Nelson Bueno, Mogi-Mirim e região passarão a ter maior visibilidade nacional e internacional com a implantação do Centro de Tecnológico. Fará com que as empresas vejam que uma região que acolheu investimentos desse porte é porque suporta empresas de alta tecnologia. Referiu-se ao presidente da Alesp, deputado Barros Munhoz como um trator que em menos de vinte e quatro horas o colocou frente a frente como o Governador Geraldo Alckmin: “nós tínhamos tudo o que o Itaú Unibanco precisava, mas a energia fugia da nossa alçada. Só o governador poderia dar as garantias que o empreendimento exigia. Mas tínhamos que ser rápidos. E fomos!”
O deputado Barros Munhoz disse que a escolha do Itaú foi a mais acertada e o tempo se encarregará de mostrar isso. O Centro Tecnológico estará numa região bonita, segura e desenvolvida. Uma região que oferece qualidade de vida. E reafirmou: “a nossa região é a bola da vez para receber grandes empresas. Outros eixos estão saturados. Nós estamos prontos para entrar numa nova era e o Itaú fará da nossa região o que a Champion (atual Internacional Paper) e Refinações de Milho Brasil (hoje Corn products Brasil) fizeram nos anos cinquenta.
Para o senador Aloizio Nunes Ferreira, Campinas não perdeu esse empreendimento para Mogi-Mirim como a imprensa está explorando, muito pelo contrário, a força de Campinas, em todos os sentidos, é reconhecida nacionalmente, e vem influenciando o desenvolvimento em toda região. E brincou: “a única derrota que Campinas pode reclamar é a do Guarani, ontem, para o Mogi-Mirim”.
Geraldo Alckmin encerrou com um discurso desenvolvimentista, disse que o Itaú Unibanco estava trazendo para a região um grande aporte de investimentos e uma marca que influenciará de forma decisiva o desenvolvimento de toda região. “Nós fizemos tudo para ontem. As máquinas já estarão trabalhando a terraplanagem, por esses dias. Este governo quer isso, quer trabalho, iniciativa e emprego. Parabéns Mogi-Mirim!”, finalizou sob aplausos.
Veja mais imagens: Fotos: Renato Coraça Silva