Jovem em Ação reforça programação social em 2012
Para se ajustar às novas exigências do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome , a Organização Não Governamental (ONG) Jovem em Ação além de já adotar termos próprios ao universo da ação social, vem planejando medidas efetivas para corroborar com o novo perfil exigido para continuar mantendo o status de entidade de interesse social.
Na tarde da última quinta-feira o corpo pedagógico da entidade esteve reunido traçando os últimos detalhes para a adoção dos novos critérios. Participaram os professores José Vieira de Camargo Neto (matemática e meio ambiente); Felipe Oliveira Toledo Moraes (educador), Gustavo Henrique Mendonça Pompeu ( informática) , Eliséia Stringuetti Lamari (psicóloga) , Adriana Carvalho ( Educação Física) e Fabiele Dorta ( coordenadora pedagógica).
A principal novidade diz respeito à pretensão de se resgatar um programa desenvolvido no biênio 2008-2009, denominado Cidadania e Construção. Conforme sugere o nome, o referido programa capacitou cerca de 300 jovens em tema ligados à cidadania e assuntos correlatos como inclusão social, inclusão digital, meio ambiente entre outros. A implantação deste programa contou com recursos obtidos junto à Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e também junto ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA).
Numa outra ponta a entidade pretende dinamizar um programa iniciado no segundo semestre do ano passado cujo foco é uma maior integração dos pais dos usuários assistidos. Segundo Eliséia Stringuetti as ações do Grupo de Apoio Psicosocial (GAPS) servirão de base para a elaboração de um programa ainda mais aprofundado na intenção do Jovem em Ação em atrair os pais para as ações desencadeadas pela entidade.
Matrículas
Já numa mudança de comportamento apoiada pelas novas exigências do CNAS, neste começo de ano o Jovem em Ação não promoverá o tradicional processo seletivo. Segundo Eliséia, o acolhimento está sendo feito com base na procura pura e simples dos interessados. Ela avisa que todos os interessados com idade entre 15 e 17 anos completos devem procurar a sede do Jovem em Ação, na antiga estação ferroviária e retirar a relação de documentos solicitados.
Equipe pedagógica se reuniu nesta semana para acertar detalhes no planejamento para 2012
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.