É algo perfeitamente comum casos onde os pais influenciam a carreira dos filhos. Mas o que dizer de mães que influenciam a trajetória profissional das filhas? É algo que ocorre numa menor frequência e que se for considerado o caso da família Franklin da Cunha aqui em Itapira, a situação se torna ainda mais pitoresca.
Marcelo de Assis e Aparecida Fátima Franklin da Cunha, casados já há 25 anos, integram os quadros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O marido está na corporação desde 1990 e é sargento. Fátima ingressou seis anos depois e é muito lembrada aqui na cidade por causa de sua participação como monitora no programa da PM chamado Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência) no qual atua desde 2003 e cuja participação lhe tem valido reconhecimento da comunidade local. Foi homenageada com Láurea de Mérito Pessoal da Policia Militar em 3º Grau, e possui congratulação com placa de Prata, e Medalha de Honra ao Mérito Carmem Ruete de Oliveira por destacar o Proerd em Itapira.
Para surpresa do casal, as duas filhas, e Cinthia, de 21 anos e Suzam de 24 ingressaram a partir de 2012 na carreira de policial militar. Cada qual optou por uma carreira diferente. Cinthia ingressou na corporação em fevereiro de 2012 e exerce funções administrativas no Corpo de Bombeiros de Espírito Santo do Pinhal ( 7º GB- 3ºSGB). Seis meses depois foi a vez de Suzan passar no processo seletivo e ser aprovada, optando por exercer inicialmente funções administrativas na sede da 2ª Companhia de Policia Militar, em Mogi Mirim.
Fátima jura que jamais procurou influenciar a escolha das duas. “ Sempre dei toda a liberdade para que escolhessem a carreira que quisessem seguir, evidentemente, com a observação de que qualquer que fosse a escolha teriam que batalhar muito para conquistar o espaço que pretendiam. Para minha surpresa escolheram a carreira que eu própria havia escolhido para mim. Sei que ambas reúnem atributos necessários para serem grandes profissionais e estão muito entusiasmadas. Estou sim bastante orgulhosa”, acentuou.
Cinthia e Fátima
Suzam e Fátima
A família toda reunida