Na noite desta quinta-feira, 5, quatorze estudantes das escolas de ensino médio de Itapira tomaram posse do Parlamento Jovem.
Com a área reservada ao público totalmente tomada, em duas horas ocorreram os discursos de praxe, a votação da mesa diretora e a realização da 1ª sessão com direito ao pequeno expediente.
O primeiro a discursar foi o vereador o Luis Henrique Ferrarini (PV) que exaltou a importância da participação dos jovens na vida política da cidade e do país, ressaltando que o conceito de que política é só malandragem e roubalheira deve ser mudado com ações concretas.
Na sequência falou a vereadora Sonia Santos que deu um viva para a paridade homens e mulheres, com sete para cada lado, “um avanço se considerarmos que a câmara de Itapira só tem uma, ela, que ocupa a vereança a três legislaturas”. Aproveitou a oportunidade para estimular as representantes das mulheres a ocuparem postos na mesa diretora.
O vereador Carlinhos Sartori desenvolveu um discurso rápido, dando as boas vindas aos quatorze jovens escolhidos pelas escolas, desejando-lhes um feliz mandato.
O vice-prefeito Antonio Carlos Martins, representando o prefeito Antonio Helio Nicolai acolheu os jovens representantes do Parlamento Jovem transmitindo-lhes uma mensagem de otimismo e esperança.
Finalmente, Manoel Marques esclareceu que o nascimento do Parlamento Jovem tem como filiação o município de Itapira e a democracia, sendo apadrinhado pela cidadania e educação.
Os representantes do Parlamento Jovem prestaram juramento e receberem o diploma. Iniciada a votação, a presidência ficou com o aluno do Anglo, Aurélio de Souza Oliveira. O cargo de vice-presidente ficou com Luan Martins de Freitas da escola Ativa. A 1ª secretaria ficou com Isis Bagini da ETEC. Para a 2ª secretaria, depois de um empate, Wagner Moreira Olbi da Fenízio Marchini foi escolhido por aclamação pelos demais companheiros.
A próxima reunião do Parlamento Jovem foi agendada para o dia 3 de maio. Nesta sessão os ‘vereadores’ poderão apresentar projetos, requerimentos, indicações, etc. Haverá também a escolha das comissões permanentes.
Manifestação contra o aumento de 27% no salário dos vereadores.
Durante o evento, um grupo de jovens tomou os corredores laterais empunhando cartazes com frases condenanaveis à aprovação, a toque de caixa, sem discussão, do aumento dos subsídios dos vereadores.
O movimento foi um ensaio para uma manifestação maior que o PSOL está programando para a próxima terça-feira, 10, durante a sessão normal da câmara.
Os manifestantes que participaram do evento de posse do Parlamento Jovem não integram o PSOL, apesar de membros comuns, participam de um grupo de discussão política, onde palestrantes de diversos segmentos levam seus conhecimentos aos jovens integrantes.
Aurélio, o presidente eleito, participa desse grupo e teria dado a sugestão da manifestação durante o evento desta quinta, mas esclareceu que a organização coube integralmente aos integrantes do grupo de discussão política.
Mesa Diretora:
Presidente: Aurélio de Souza Oliveira – Anglo
Vice-Presidente: Luan Martins de Freitas - Ativa
1ª Secretária: Isis Bagini - ETEC
2º Secretário: Wagner Moreira Olbi – EE Fenízio Marchini
Parlamentares Jovens:
Danielle Emanuelle Aparecida Ribeiro – ETEC
Gabriel Henrique Pedroso - SESI
Gabriela Sartoratto Rodrigues - Atuante
Janine Bino Pierozzi - SESI
Karine Yonezawa de Mello - Objetivo
Luzia Aparecida Baldini - EE. Fenízio Marchini
Mariana Ramos - Atuante
Matheus Borges Rossi - Ativa
Rafael de Andrade Sabadini - Interativa
Rafael Yonezawa de Mello - Objetivo
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.