Com participação de moradores de diversos bairros da cidade, as Pré-conferências Municipais do Idoso, organizadas pela Secretaria de Promoção Social e pelo Conselho Municipal do Idoso, estão acolhendo sugestões para políticas públicas direcionadas àquele setor etário. Elas antecipam a realização da Conferência Municipal do Idoso, que acontecerá no dia 20 de maio no anfiteatro da Guarda Mirim.
Os debates, que começaram no dia 8 de abril, encerram-se nesta semana, no dia 29, no Lar São Vicente de Paulo. Para os próximos dias, deve ser ainda agendada uma reunião em Barão Ataliba Nogueira. Nos encontros, a comunidade teve a oportunidade de discutir grandes eixos de atuação pública, divididos em três temas principais: Gestão, Financiamento e Participação.
Além disso, foram apresentadas questões relativas ao dia-a-dia da comunidade idosa, como ações em saúde, em transporte urbano e outras. No tocante ao transporte público, foram indicadas sugestões para aumentar ainda mais a eficiência dos serviços colocados à disposição da população de Terceira Idade.
Em cada uma das pré-conferências estão sendo eleitos dois delegados para a conferência, que representarão a comunidade dos bairros atendidos em cada reunião preliminar. Na Conferência Municipal do Idoso serão eleitos, por sua vez, três delegados, sendo um representante do Poder Público e dois da sociedade civil, que atuarão na Conferência Estadual do Idoso.
As pré-conferências foram abertas pela secretária de Promoção Social, Eliana Sobreiro Dias, e pelo presidente do Conselho Municipal do Idoso, João Alves da Silva. Para ele, “estas reuniões aumentam a participação de todos e são fundamentais para melhorar ainda mais nosso trabalho”. O prefeito José Natalino Paganini tem dado grande apoio à realização das pré-conferências e elogia a participação da população. “Com o envolvimento de todos, a formulação de propostas e sugestões fica ainda mais robustecida, trazendo novas perspectivas para esta parcela tão importante de nossa cidade”, afirmou.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.