Alegando falta de médico plantonista, a direção da Santa Casa suspendeu as atividades do Pronto-Socorro deixando particulares e conveniados sem atendimento, inclusive as emergências, das 22h de sexta até às 7h deste sábado. Às 12h horas o Pronto-Socorro voltou a ser fechado e assim permanecerá até às 7h de domingo, 2.
Segundo informações prestadas pela própria instituição, o médico-plantonista escalado para essas coberturas, simplesmente, não compareceu. Os médicos José Eduardo Bruzasco e Cassiano Martelli fizeram a cobertura enquanto o setor responsável buscava um substituto. Nenhum dos quinze médicos plantonistas habituais e dos cem cadastrados atendeu ao chamado, não restando alternativa para a instituição, senão a paralisação temporária do serviço.
A medida tomada pela direção da Santa Casa respingou no Hospital Municipal que passou a receber todos os casos, inesperadamente, sem que a instituição se preparasse, antecipadamente, para um volume maior.
Logo de manhã, o prefeito José Natalino Paganini foi para o Hospital Municipal e juntamente com a Secretária de Saúde, Eliane de Castro e Dr. Rafael Donizete Lopes para que nenhum itapirense fique sem assistência médica hospitalar durante a paralisação do Pronto-Socorro da Santa Casa. As primeiras providências foram colocar o almoxarifado e a farmácia em estado de atenção, deixando todo pessoal de sobreaviso, e reforço no setor de enfermagem. Como para os atendimentos habituais do final de semana o HM coloca três médicos à disposição, diante do provável aumento da demanda, também na área médica foi buscado reforço.
Paganini tem demostrado que o setor da saúde é aquele que mais o desassossega: “se é uma coisa que eu não consigo deixar de me preocupar é com o atendimento médico e hospitalar, aqui ou nas UBS. O pior é que os tramites burocráticos não nos ajuda a resolver os problemas na velocidade como gostaríamos. Além, disso quando acontece do outro hospital não cumprir a sua parte, não atender os conveniados, não podemos deixar de cumprir com a nossa responsabilidade. E a Saúde, quando estou envolvido com ela, não consigo pensar em outra coisa, senão encontrar as soluções. Felizmente, temos estrutura e pessoal para dar conta do recado nessas emergências.”
UNIMED: Como ficam os usuários!
Durante a madrugada, pelo menos quatro pessoas atendidas no Hospital Municipal declaram serem conveniadas da Unimed e o grau de insatisfação era muito grande com a paralização do Pronto-Socorro da Santa Casa.
No início da tarde deste sábado, por volta das 13h, outros três usuários da Unimed aguardavam atendimento no Pronto-Socorro do Hospital Municipal.
Flavia Storari Michelon, 34, aguardava atendimento com suspeita de ter contraído alguma virose. “Estou com dores, estou me sentido pesada, com 200 Kg, quero ser atendida. Não tem cabimento ter o convenio que a empresa Penha oferece para o meu marido, que é funcionário, e na hora que a gente precisa, não ter atendimento”, desabafou.
Emanuel com três meses estava no colo da mãe Aline Gabriela quem tem convênio com a Unimed através da Usina, não sou dizer quanto custa, mas sabe que para ter o direito para ela, marido e a criança R$ 157,00 são descontados todos os meses.
Finalmente, Douglas Refael, 10, com forte gripe foi acompanhado da mãe Sandra Bubola Correia, que tem o convênio da Unimed através da International Paper de Mogi-Guaçu que considera essa situação uma verdadeira palhaçada: “pagar por um plano que não atende a gente direito.”
Nota Oficial - Suspensão atendimento PS da Santa Casa
A Prefeitura Municipal, assim como toda a população itapirense, foi surpreendida com a suspensão do atendimento no Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia por falta de médicos plantonistas. A medida só chegou ao conhecimento público após a fixação de um cartaz na porta da unidade, que informa a suspensão desde às 13h00 deste sábado até às 7h00 de domingo. Porém, na noite de sexta-feira, o Pronto Socorro Hospital Municipal já registrava aumento significativo nos atendimentos a pacientes oriundos da Santa Casa.
Com essa situação foi natural a sobrecarga de pacientes conveniados e particulares que se dirigem ao PS do Hospital Municipal juntando-se aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Diante do fato o Prefeito José Natalino Paganini determinou medidas emergenciais junto a Secretaria Municipal de Saúde para acolher da melhor forma possível toda a demanda para atendimentos de urgência e emergência. A secretaria municipal de saúde Eliane de Castro, assim como toda a sua equipe, estão de prontidão e montaram um esquema especial de trabalho para que o PS do Hospital Municipal atenda de forma satisfatória não só os casos de rotina de atendimento, mas também os itapirenses que habitualmente eram atendidos no PS da Santa Casa por meio de convênios ou de forma particular.
Este plantão especial será permanente até que os convêniados e particulares voltem a ser atendidos pela Santa Casa, já que há informação prévia de que abertura na manhã de domingo está atrelada a presença de médicos plantonistas ou não.
A Administração Municipal lamenta a suspensão dos atendimentos do PS da Santa Casa sem ao menos um aviso prévio para a população interessada e para as autoridades municipais para que medidas preventivas fossem tomadas.
Por outro lado, refuta o uso político do caso que vem ocorrendo principalmente nas redes sociais, gerando temor da população e dirigindo a responsabilidade do ocorrido para Prefeitura.
Esclarece ainda que não tem nenhuma participação na suspensão dos serviços do PS da Santa Casa. Diferentemente do alardeado por oportunistas, o Governo Municipal tem buscado intermediar que parceiros da iniciativa privada possam auxiliar a instituição Santa Casa para que a mesma possa restabelecer seus serviços por completo e cumprir sua missão de humanitária de colaborar com o poder público no oferecimento de serviços de sáude de qualidade à população itapirense.
3 comentários
03/06/2013 06:06:56 | Vergonha
Já vi pessoas sendo mal tratada e himilhadas pelas atendentes...isso pode?? será que tiraram o cartaz que lá estava dizendo que as pessoas que reclamaram do atendimento eram as que mais procuravam por ele ? sefosse bom, não precisavam voltar.....
02/06/2013 19:06:59 | Itapirense
Gente, o hmi precisa urgente de um aparelho de tomografia, com essa bagunça da santa casa, muita gente vai morrer, não pensa que o hmi, também é o poderoso já foi, quando pagávamos carnê para ajudar e até hoje virou e mexeu e nada resolveu?
02/06/2013 19:06:06 | Itapirense
Quando eu disse que os provedores marido e mulher não iam dar conta, deu no que deu,. só que a santa casa manda todo ano carnê para os irmãos da santa casa, agora quem precisa tem que correr no verdão para ser atendido, vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!