Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Janeiro de 2025
Notícia
30/01/2013 | Saúde organiza ação conjunta para controle da dengue

 

Contando com o envolvimento de todas as Secretarias da Prefeitura, do comércio e das industriasitapirenses, a Secretaria Municipal de Saúde está iniciando o Plano de Ação Municipal para controle da dengue deste ano. Para tanto, foi agendada reunião nesta quinta-feira (31), com a participação de representantes das diversas áreas.
 
Na reunião, serão abordadas a situação atual da infestação do mosquito transmissor na cidade, o risco da introdução de novo sorotipo de dengue aumentando a gravidade dos casos, o registro do primeiro caso neste ano após os 87 casos notificados em 2012. Será também discutida a participação de cada seguimento, no Plano.
 
A partir de 18 de fevereiro, todos os agentes comunitários de saúde passarão a realizar as atividades casa-a-casa e o bloqueio de criadouros, com ênfase na orientação, fiscalização e eliminação de criadouros, a fim de eliminar ou minimizar riscos de transmissão de dengue no município. Cada agente deverá visitar, em média, 35 imóveis por dia. Após essa fase, em maio inicia-se o ciclo de intensificação da ação, com a realização de visitas em áreas consideradas de maior risco, completando assim o primeiro semestre.
 
A secretária municipal de Saúde, Eliane Antonia de Castro, destacou a importância da participação de todos no combate à dengue: “É fundamental a atuação de todos os seguimentos nessa luta, ajudando na eliminação dos criadouros, e principalmente com o apoio da população, colaborando na recepção dos agentes de saúde no seu trabalho focado na orientação e fiscalização”, disse Eliane.
 
Entre as principais medidas a serem tomadas nos imóveis, destaque para não deixar acumular água nos pratos de vasos de plantas, lavando-os uma vez por semana para eliminar ovos do mosquito transmissor da dengue, ou furando-os; verificar regularmente se a tampa da caixa dágua está bem vedada e verificar também se o cano do ladrão está protegido; redobrar a atenção aos bebedouros de animais, pois precisam ser lavados uma vez por semana; manter as lajes e calhas limpas e desobstruídas; guardar pneus em locais cobertos e secos; guardar de forma correta latas, garrafas, tonéis e baldes vazios; esticar bem lonas e plásticos usados para cobrir objetos ou entulhos; e verificar semanalmente bandejas de geladeiras, retirando água acumulada.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
2 comentários
02/04/2013 09:04:30 | Leia ................
Na rua pedro maniezzo,bairro jardim itamaracá n°10 também tem buracos e agua parada.
31/01/2013 18:01:58 | Itapirense
de que adianta começar a vistoria contra a dengue, se na própria cidade esta infestado de água parada. vão ver na esquina da rua vila lobos número (917)tambem faz muinto tempo, tem agua parada perto docvt na parte de cima,beirada da calçada.
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1546 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções