O setor de Vigilância Epidemiológica (VE) da Secretaria Municipal de Saúde concluiu nesta semana um período de treinamento para a execução de uma campanha com apoio do Ministério da Saúde, denominado “Hepatites Virais: sem perceber, você pode ter”. Segundo a enfermeira chefe da VE, Josemary Apolinário, cerca de 20 profissionais do setor de enfermagem passaram pelo treinamento dividido em atividades teóricas e práticas.
Nesta semana foram feitas as atividades práticas que consistem basicamente na manipulação de materiais para testes rápidos que detectam traços da presença de agentes causadores das hepatites A, B e C, sífilis e Aids. As equipes de atendimento das Unidades Básicas de Saúde do Cubatão e Flávio Zachi que começaram o treinamento mais cedo já estarão realizando a coleta de material a partir desta segunda-feira. O sangue recolhido de uma pequena punção na ponta de um dos dedos passa imediatamente por reagentes. A coloração residual irá apontar se o paciente é suscetível à presença dos agentes que causam uma das doenças aferidas.No caso da AIDS, será programada no caso de resultado positivo uma contra-prova.
Com relação à sífilis e às Hepatites Virais, exige-se a realização de exames específicos para a comprovação. Josemary acredita que a partir da segunda – quinzena de agosto todas as UBS deverão disponibilizar os testes. Ela disse que além de concluir o treinamento com todos os servidores envolvidos, existem ainda pendências de logística para serem equacionadas. “ Precisamos, por exemplo, de geladeiras específicas para guardar estes testes e estamos checando onde poderemos emprestá-las”, ilustrou.
Orientação
Josemary conta que nas UBS todos os atendentes estarão instruídos a orientar os frequentadores sobre a importância da realização dos testes. “Hepatite é uma doença que não costuma despertar sintomas , age de maneira silenciosa e quando o portador se dá conta, já pode estar com o fígado comprometido. Por isso é importante descobrir a doença em seu estágio inicial e encaminhar o paciente para tratamento”, justificou.
Oficialmente, segundo ela, 324 itapirenses foram diagnosticados com a Hepatite C, dos quais cerca de 17 ainda passam por tratamento. A campanha pretende também intensificar a vacinação de pessoas contra a Hepatite B. É necessária a aplicação de três doses.
Josemary durante treinamento: campanha chegará à todas as UBS
Capacitação atingiu mais de 20 servidores da área de saúde