Carregando aguarde...
Itapira, 27 de Janeiro de 2025
Notícia
09/10/2011 | 2º Agility Agrodel reune centenas de pessoas.

Na manhã deste domingo, 9, aconteceu o 2º Agility AgroDel, em frente à empresa de venda de produtos agropecuários. Às 10h, sob o comando do adestrador, conhecido nacionalmente, Orisval Mantins Lara, os animais da equipe CTC de Sorocaba se apresentaram para um grande público. O proprietário da AgroDel, Vanderli Edésio Leandro, o Del, aproveitou a oportunidade para arrecadar donativos para o Lar Gracinda Batista. Foi colocada uma arquibancada e a doação de um quilo de alimento não perecível era a senha para ter acesso à acomodação privilegiada.

Lara já apresentou o seu trabalho no programa Domingão do Faustão, pela Rede Globo.    A apresentação se deu no desenvolvimento, com oito cães, na execução de um circuito de obstáculos, entre 100 e 200m, com rampa, pneus, túnel e passarela.

Del anunciou que uma surpresa estava preparada, avisou que quem estivesse presente, ficaria impressionada. A surpresa era a apresentação do Sebastião Martins de Lara, 71, o encantador de cavalos, conhecido pelas apresentações em festas de rodeio, entre elas, por 12 anos, na maior de todas, a de Barretos. Sebastião trouxe o pônei Robin, que encantou as crianças  e aos adultos, também.

O Portal Cidade de Itapira esteve no 2º Agility e  ouviu os principais personagens do dia.

Quem é Sebastião Martins de Lara?

Sou adestrador com vinte anos de atividade profissional. Nasci no sitio. Meu pai era sitiante. Desde que eu me conheço por gente, o cavalo está por perto. Eu andava na garupa da minha mãe, quando ela ia na missa, nos casamentos. Cresci com o meu pai lidando com boi, cuidando da lavoura e tudo o que era parte de cavalo e burro era comigo mesmo. Para me profissionalizar, fiz cursos e passei a fazer adestramento circense e clássico.

O que é o adestramento clássico?

É aquele em que o adestrador se apresenta em trajes portugueses (ou espanhóis) e quando realiza trabalho em nome da associação, os lusitanos, somos obrigados a entrar com o traje: chapéu e demais acessórios.

E o circense?

O adestramento circense é uma prova livre, como a que foi apresentada hoje.

O senhor só treina cavalos?

Não. Treino cavalos e pôneis.

Qual é o tempo de treinamento dos cavalos?

Depende do animal. É como a gente na escola. Uns aprendem mais rápido, outros demoram um pouco mais.

Como é feita a escolha dos animais para serem adestrados?

É feita, primeiramente, pelo olhar. Eu bato o olho e sinto o que pode render. Depois passo a observar outras coisas: o jeito dele, como ele anda comigo e se ele se dá bem comigo. É como amor à primeira vista. A gente olha, gosta e leva.

Esse pônei, o nome dele é Robin, qual é a idade dele?

Ele está comigo há seis anos. Hoje ele está com quatorze anos. Ele vive igual ao cavalo grande, em torno de vinte cinco anos.

Ouvi falar que vocês se apresentam no Programa do Faustão. É verdade?

Sim, mas é só o Lara, por enquanto. O pônei está para ir lá, também. Chegou a marcar, mas teve algum problema e desmarcou. A Globo, a qualquer momento, poderá marcar a nossa presença. No final do ano passado, fizemos o SBT e eles acabaram repetindo num especial de sábado. Se repetiram é porque gostaram, né?

Para encerrar a nossa conversa, parece que o pônei é um animal difícil de lidar com ele. É isso mesmo?

Olha, pônei tem uma fama ruim, de que morde, que empaca e empina, mas esse é um problema que está em nós, que não sabe mexer com a doma e acaba acusando o coitado do cavalinho. Quem entender bem da doma, oitenta por cento se faz do chão, quem entende. Depois coloca nas mãos de um menino que gosta, depois que ele souber como é montar num cavalo como esse, ele faz os vinte por cento que falta. E como os adultos não sabem mexer com esse animal, põe a culpa nele.

PCI entrevista o adestrador Orisval Mantins Lara.

Quanto tempo você está nessa atividade?

Trabalhando com cães eu já tenho mais de vinte anos. O nosso centro de treinamento tem menos tempo, uns quinze anos. E temos a parte dos eqüinos. Hoje trouxemos aqui o Robin, que é para fazer a parceira: Batman e Robin.

É o segundo ano que você vem na AgroDel e pelo que estamos vendo é um sucesso. O que você achou?

Realmente veio muita gente. Famílias inteiras. A gente percebe que o município é bem dedicado aos cães. Tem o pessoal que se preocupa com o bem estar animal, se preocupa com a parte de saúde, boa alimentação e, também, a educação, que é a nossa parte. Aqui na realidade foi uma atração, um show, mas vale enfatizar que é importante a disciplina a educação básica com o cão, a dedicação, sair passear com o cão, o cão precisa ter atividade. O cão saudável tem que ter atividade.

Como é feita a escolha do animal para adestramento?

A escolha de animais para adestramento especializado, realmente precisa ser considerada. Para um programa básico de adestramento, todos os cães são adestráveis, não existe diferença nesse aspecto, mas quando você segue uma linha especializada: para o Agility ou cães de pastoreio ou cães de Freestyle ou cães de shutson, como nós chamamos, que é o cão de trabalho. São provas específicas, é algo especializado, precisamos fazer um processo de seleção e ver se o cão corresponde àquele tipo de função desejada.

Quais são os melhores cães para cada tipo de atividade?

Vamos falar para o Agility, por exemplo, é ideal um cão rápido e leve e estar bem treinado, evidentemente.

Para o pastoreio, além do cão ter uma certa habilidade e ser ágil, precisa ter um temperamento firme. Em alguns trabalhos de campo, de arrebanhar, de buscar um grupo de ovelhas, por exemplo, é natural que esse são pode ser agredido por uma ovelha ou outro animal, se ele não tiver atitude, um bom temperamento, pode ter dificuldade. Então, o importante é a escolha do temperamento.

 

Qual é a recomendação para uma pessoa que queria treinar o seu cão?

Eu recomendo que a pessoa pesquise o bom profissional, nós somos de Sorocaba. Estamos a uma certa distância daqui. É difícil ter uma referência aqui, na região, mas o que eu indico é o aspecto idoneidade e resultados técnicos. Tentar saber como é o trabalho dessa pessoa, buscar referências, indicações ou clubes cinófilos que promovem provas de adestramento.

Você tem se apresentado na Globo. Tem algum projeto para breve?

Eu faço parte da coordenação de adestramento do Domingão do Faustão, mas é um trabalho eventual. Nesse momento não temos nenhuma novidade em especial para ser anunciada, mas a qualquer momento eles podem nos chamar.

Há projetos de vocês voltarem para Itapira no ano que vem?

Poxa! Estamos à disposição, ainda mais em se tratando da AgroDel. Uma família já tradicional com a gente, um pessoal bacana, a gente estará presente sim.

Para maiores informações: www.ctcsorocaba.com

Para finalizar a cobertura do evento 2º Agility Agrodel, ouvimos Vanderli Edésio Leandro, o Del,

 

Del, como é essa parceria, desde quando ela nasceu?

Nós fizemos um contato com o Lara, uns quatro anos atrás, por intermédio de um adestrador de Mogi-Mirim que se chama Helio, que tinha feito um trabalho com o Lara um tempo atrás. Como eu sempre gostei do Agility e na época o Helio só fazia shutson, eu comentei que queria uma pessoa especializada em Agility. Helio me deu o telefone do Lara. Disse: entre em contado com esse cara, pois ele não é bom, é ótimo. A partir daí, tentamos trazê-lo já no primeiro contato, há quatro anos, mas não deu certo. Em 2010 trouxemo e agora estamos repetindo. E se tudo correr bem, no ano que vem, esperamos fazer algo maior, onde a idéia não é fazer em frente à AgroDel, mas sim, num campo fechado.

Foi um grande evento. O público compareceu. Valeu a pena?

Com certeza. Inclusive, esse ano, o Lara surpreendeu, superou a minha expectativa, sobre o pônei que ele trouxe. Gosto de animais, principalmente, os adestrados. A gente vê que o tratamento que ele e a equipe dele dá para os animais é bom demais.

Del, suas palavras para encerrarmos essa cobertura.

Quero agradecer ao povo de Itapira que nos prestigia. As pessoas da região que aqui vieram, que nos proporcionou uma grande manhã e pelo profissionalistmo dele, que saiu cedinho, pegou a pista, chegou aqui, pontualmente, às 9h, como combinado para deixar tudo preparado para as 10h.  

 

 

 

Mais fotos? Clique aqui! 01 Fotógrafo: Zalberto

Mais fotos? Clique aqui! 02 Fotógrafo: Zalberto

Mais fotos? Clique aqui! 03 Fotógrafo: Zalberto

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1776 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções