Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Janeiro de 2025
Notícia
24/07/2012 | Açoplast: funcionários paralisam produção por meio período

Cerca de 150 funcionários da empresa Açoplast, localizada no distrito industrial Juvenal Leite, paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira, 24, como forma de pressionar a direção da empresa pelo pagamento de salários e benefícios atrasados. Segundo informações colhidas no local pela reportagem do jornal Cidade, há mais de seis anos, o Fundo de Garantida por Tempo de Serviço (FGTS) não é depositado. Além disso, o chamado “vale”, adiantamento do salário, que geralmente acontece no dia 20, ainda não foi pago. Some-se a isso o não pagamento do abono salarial, que deveria ter sido pago em três parcelas a partir de Janeiro e o encerramento do convênio com as farmácias.

“Eles descontavam da nossa folha de pagamento, mas não repassavam para as farmácias. Desta forma, os convênios foram encerrados. A cesta básica também está atrasada. Em relação ao vale, a empresa informou que só vai acertar junto com a recisão. Desta forma, optamos por paralisar as atividades até termos uma posição da direção”, destacou um funcionário que não quis se identificar.

Ainda segundo os funcionários, especula-se a mudança da empresa para o sul de Minas Gerais, sendo que o setor que produz os filtros para indústria automobilística iria para Ouro Fino, com cera de 44 funcionários, enquanto que a calderaria seria transferida para Jacutinga.

“Estão convidando alguns funcionários para ir para Ouro Fino, sob a condição de abrir mão dos 40% de multa e recebendo o mesmo salário. O restante será dispensado e irá receber em até sessenta vezes”, confessou outro funcionário.

A empresa de Outro Fino é a MG SUL.

 

Crise econômica e mercado chinês

Em contato com o empresário Francisco José Gill, nossa reportagem tomou conhecido da real situação da empresa. Segundo Gill, o setor automobilístico brasileiro vem passando por uma fase de desaceleração, o que vem afetando diretamente a empresa, que está com todos seus estoques abarrotados. “Todas as empresas do setor estão operando com apenas 50% da mão de obra. Só a General Motors esta semana demitiu mais de 2,5 mil funcionários e está prevendo mandar mais 3 mil embora. Se somarmos a isso a concorrência com os produtos chineses, a alta carga tributária, chegamos a esta realidade. O maior problema foi o corte de programação, que nos deixou com o estoque cheio”, destacou Gill.

Ainda segundo o empresário, ainda durante esta semana, vem mantendo tratativas com as empresas do setor com o intuito de desovar a produção e que caso isso acontece, poderá fazer a folha de pagamento e retornar a cadeia produtiva. “Eu não tiro a razão deles (funcionários). Mas a retração do mercado e a concorrência com os produtos chineses mais baratos vêm inviabilizando a produção. Vamos ter que aguardar a recuperação do setor”, concluiu.

Sobre a negociação com a empresa de Ouro Fino existe negociação e a possibilidade de absorção de alguns funcionários, mas nada foi concluído: “A minha preocupação é tentar resolver os problemas que se arrastam desde a crise de 2008, ainda não cicatrizada, sem afetar os trabalhadores”.

Francisco Gill não confirmou a informação da transferência da empresa para Jacutinga ou outra cidade, mas garantiu que não existe nenhum plano para encerrar as atividades da Açoplast, uma empresa com mais de quarenta e três anos no mercado, sempre com a mesma família.

Sindicato dos Metalúrgicos acompanham a crise, trabalhadores retomam a produção.

Desde a manhã desta terça-feira, os trabalhadores da Açoplast aguardavam a visita de acompanhamento do Sindicato dos Metalúrgicos de Itapira. Por volta das 12h, três diretores compareceram para uma conversa de avaliação da situação.

Ao final do encontro, foi decidido pelo retorno da produção e uma nova assembleia foi marcada para quinta-feira, 26, às 13h, quando serão esclarecidas todas dúvidas dos trabalhadores quanto ao futuro da Açoplast, o acordo com a MG SUL, acerto do vale não pago no dia 21. 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1207 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções