O oficial da Polícia Militar Ricardo Mello Araújo, que durante 2011 comandou na qualidade de Capitão, a 3ª Companhia de Itapira, está de volta, agora com a patente de Major, e ocupando a função de coordenador operacional do 26º Batalhão de Mogi Guaçu. Isso significa que a ele estarão subordinados oficiais comandantes de companhias e destacamentos de oito cidades da região: Itapira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu,Estiva Gerbi, Jaguariúna, Pedreira, Holambra e Santo Antonio da Posse.
Mello Araújo informou que sua designação para esta nova função partiu diretamente do deputado Barros Munhoz (PSDB). “Eu estava atuando na segurança pessoal do Secretário de Segurança Pública Fernando Grella e foi ele quem me disse que estaria me designando para uma nova função atendendo o pedido formulado pelo deputado Barros Munhoz. De início ele mostrou-se reticente, mas acatou a sugestão, até mesmo porque em manifestei meu desejo em retornar para a região”, esclareceu.
Quando saiu de Itapira em 2011, Mello Araújo recebeu uma espécie de convocação do antecessor de Fernando Grella, o ex-secretário Antonio Ferreira Pinto, para fazer parte do staff de sua segurança. Até então, sua atuação na cidade, focalizando um trabalho de inteligência aliado a uma presença mais próxima da comunidade, deu excelentes resultados, a ponto de sua saída ter gerado um certo mal estar junto principalmente às pessoas que militam na esfera do Conselho Municipal de Segurança.
Ele disse que estará visitando de forma rotineira as cidades sob suas jurisdição, mas que em princípio os comandantes da representação da Polícia Militar destas cidades receberão instruções da linha mestra de atuação que pretende imprimir. Sobre a estratégia a ser adotada, falou que ainda é cedo para dizer alguma coisa. “Estou primeiramente tomando informações sobre o que a comunidade de cada um dos municípios está achando da questão do policiamento. Já visitei alguns prefeitos nesta semana, inclusive o prefeito Paganini, e visitarei a todos”, adiantou. Ele disse que, preferencialmente, serão combatidos crimes que geram maior sensação de insegurança, furtos, roubos de veículos, roubos e homicídios. “Isso não quer dizer que outros tipos de delito serão deixados de lado. Nem pensar”, avisou.
Apesar disso, fala que nada muda com relação àquilo que preconiza para um policiamento eficiente, voltando a enfatizar a importância do trabalho de inteligência e da proximidade cada vez mais estreita com a população. Pediu para que fosse dado ênfase à divulgação dos telefones 190 e 181 e também a partir de agora de uma página na rede social Facebook (denunciaonlineitapira) onde segundo ele as pessoas poderão fazer denúncias com toda a garantia da preservação de suas identidades.
Mello Araújo aproveitou para apresentar à tropa o Tenente PM Eric, que passa a comandar o patrulhamento. “O tenente Eric possui experiência de trabalho na zona Norte de São Paulo. Tenho grande confiança no seu potencial de comando”, asseverou.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.