06/05/2011 | Alckmin entrega oficialmente novo prédio da Etec de Itapira
Para o próximo Vestibular, oferece dois cursos novos: Química e Segurança do Trabalho, ambos com 40 vagas no período da noite
O Governador de São Paulo Geraldo Alckmin esteve em Itapira-SP nesta sexta-feira, dia 06/05, para a inauguração do novo prédio da ETEC João Maria Stevanatto. Na oportunidade estiveram presentes o Presidente da ALESP, Dep. Barros Munhoz o Prefeito Municipal Antônio Hélio Nicolai e demais autoridades da nossa região. Em seu discurso, Alckmin salientou que a partir de agora a ETEC passará de 2 para 4 cursos, dobrando o número de cursos, ficando com administração, informática, química e segurança do trabalho.
Além de entregar à população o novo prédio da ETEC, o governador também assinou convênios no valor de 322 mil reais para a construção de duas pontes em Eleutério e mais 660 mil reais para infra-estrutura urbana.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, foram algumas das autoridades presentes no evento.
A Prefeitura de Itapira cedeu o terreno para que o Estado construísse o prédio da Etec, que abriga 12 salas de aula, biblioteca e 4 laboratórios de informática - outros 4 laboratórios da área de química estão previstos para o próximo semestre -, entre outros ambientes. O valor do investimento no imóvel foi de R$ 6,9 milhões. O Governo estadual investiu também cerca de R$ 230 mil em mobiliários e equipamentos.
A Etec iniciou suas atividades no segundo semestre de 2009, com dois cursos técnicos: Administração e Informática. No semestre seguinte, implantou o Ensino Médio. Agora, a novidade para o segundo semestre de 2011 é a oferta dos cursos técnicos de Química e Segurança do Trabalho, ambos com 40 vagas no período da noite. Atualmente, a Etec está com 572 matriculados, sendo 240 no Ensino Médio e 332 alunos entre os cursos técnicos de Administração e Informática.
O município de Itapira integra a Região Administrativa de Campinas, que conta com 32 Etecs distribuídas em 28 cidades, e com 7 Fatecs, localizadas em Americana, Bragança Paulista, Indaiatuba, Jundiaí, Mococa, Mogi Mirim e Piracicaba.
Com o objetivo de atender no próximo semestre à demanda de cursos técnicos na região, além das 8.356 vagas oferecidas pelas Etecs o Estado promoveu convênio entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação, visando à oferta de 1.241 vagas, divididas entre 15 municípios - Americana, Araras, Campinas, Casa Branca, Cosmópolis, Espírito Santo do Pinhal, Jundiaí, Limeira, Mococa, Nova Odessa, Pirassununga, Rio Claro, Santa Bárbara D'Oeste, Sumaré e Vinhedo.
A Etec João Maria Stevanatto está localizada à Rua Lacerda Quartim Barbosa, 630, Parque Santa Bárbara, Itapira.
Informações sobre o Vestibulinho
Até 20 de maio estarão abertas as inscrições do Vestibulinho das Etecs para o 2º semestre de 2011. As inscrições serão exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br. O exame será no dia 19 de junho.
Serão oferecidas 64.287 vagas para o Ensino Técnico, o que representa um crescimento de 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado (59.603) Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas - unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em mais de 260 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 200 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 50 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.