Notícia
23/10/2010 | Ambulâncias do SAMU são apresentadas
As sete ambulâncias cedidas pelo Ministério da Saúde para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) na região foram apresentadas à imprensa regional na tarde dessa quinta-feira, 21, em Mogi Guaçu. Os municípios que serão atendidos pelo SAMU são Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira e Estiva Gerbi. Para se ter uma idéia da importância e dimensão do projeto para a região, que conta com 320 mil habitantes, a cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, com 980 mil habitantes, possui oito ambulâncias do SAMU.
Composta de veículos de suporte básico e de suporte avançado, as ambulâncias deverão entrar em operação a partir do próximo ano, após serem cumpridas todas as etapas do cronograma estabelecido pela Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência da Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, como a contratação e treinamento dos cerca de oitenta profissionais que atuarão no sistema. Os veículos de Itapira foram liberados na semana passada e já se encontram na cidade.
O SAMU/192 é um programa federal que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência, destinado a todos os municípios, participando de uma rede de atenção às urgências integrada e regionalizada. Permite o atendimento qualificado em situações de urgência e emergência no ambiente pré-hospitalar de maneira ininterrupta, nas 24 horas, 7 dias por semana, com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas.
O SAMU/192 atenderá as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população, em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro será feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação será atendida por técnicos da Central de Regulação, que identificarão a emergência e, imediatamente, transferirão o telefonema para o médico regulador, que por sua vez avaliará e acionará o melhor procedimento para o paciente.
Hospitais públicos, integrantes da rede de Urgência e Emergência da região, estarão envolvidos na operação, sendo referência para os diversos casos de urgência atendidos pelo SAMU. "O SAMU será, sem dúvida, uma grande conquista para Itapira e região, pois vai melhorar o sistema de atendimento pré-hospitalar, reduzindo a mortalidade, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce qualificado", destacou o secretário municipal de Saúde, José Alberto Amaral Moino.
Fonte: Itapira.sp.gov.br
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
Veja Também
Deixe seu Comentário