Pesquisa que analisou o crescimento sustentável coloca o município entre seleto grupo nacional
A cidade de Amparo faz parte de um seleto grupo de municípios que desenvolvem a inteligência, conexão e sustentabilidade. Com o objetivo de identificar fatores relevantes para o crescimento sustentável dos municípios e apontar as cidades brasileiras com maior potencial de desenvolvimento, o Ranking Connected Smart Cities, elaborado pela Sator e a empresa Urban Systems, mapeou 700 municípios para poder classificar os 50 mais desenvolvidos em um ranking geral, além de duas subdivisões: a primeira por faixa populacional e a segunda por segmento, que apontou as cinco melhores nos quesitos mobilidade, urbanismo, economia, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, saúde, segurança, educação, governança e empreendedorismo.
Na analise, a cidade de Amparo é 3° colocada em ranking das cidades do futuro com até 100 mil habitantes. No ranking geral, Amparo ficou em 25º lugar. Além do ranking, a pesquisa foi dividida em cidades com até 100 mil habitantes, cidades de 100 mil até 500 mil e cidades acima de 500 mil habitantes.
Para a elaboração do ranking foram mapeadas em 2014 as principais publicações internacionais e nacionais sobre o tema de cidades inteligentes, cidades conectadas, cidades sustentáveis e demais publicações sobre o assunto ou assuntos correlatos.
O ranking é composto por 70 indicadores dos nove principais setores, e dois setores considerados transversais aos demais setores, sendo eles: Economia e Governança.
O melhor desempenho da cidade foi no setor Governança, com o terceiro lugar nacional ficando atrás apenas das capitas: Curitiba e Belo Horizonte.
De acordo com o estudo apresentado, a governança é responsável pela qualidade de um governo e por consequência, o desenvolvimento de seu município. Amparo também obteve colocação de destaque em segurança obtendo a oitava colocação no Ranking Nacional.
“É um trabalho de planejamento contínuo. Temos tratado com respeito cada segmento do Poder Público”, disse o prefeito de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.