Nesta segunda, 16 de maio, os alunos de 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental realizarão a Prova Anglo. Prova objetiva, com testes de múltipla escolha com questões de Português e Matemática. Será mais um diferencial importante do Sistema Anglo de Ensino, pois buscará através de uma avaliação externa às unidades escolares verificar a adequação tanto dos conteúdos desenvolvidos como das didáticas implementadas em função das matrizes de referência curricular. Dada a novidade dessa iniciativa, o Diretor Adair Recchia nos presta alguns esclarecimentos.
PCI: O que se espera da Prova Anglo?
Recchia: Hoje, todas as Escolas particulares anunciam oferecimento de educação com excelência. Mostram-se como iguais. O Anglo se diferencia pelos resultados que apresenta no decorrer dos anos de estudos, quando participa de atividades fora do ambiente escolar e nas aprovações aos vestibulares. Esse sucesso não é por acaso. Entrar e permanecer no Sistema Anglo de Ensino não é tarefa fácil para qualquer Escola. A Prova Anglo é mais uma ferramenta de avaliação da qualidade do trabalho pedagógico, pioneira e eu diria até corajosa, pois foi constituída por uma equipe formada por profissionais que não são os professores autores do material didático, visando a verificar o desempenho dos alunos em provas de perfil voltado às habilidades e competências. Só um sistema forte e de grande tradição no ensino vale-se de expediente dessa natureza.
PCI: Como será essa Prova?
Recchia: Ela terá como base metodológica a Prova Brasil/SAEB do Ministério da Educação. Assim, conforme orientação oficial, os testes de Língua Portuguesa terão como foco a leitura, verificando se os alunos são capazes de apreender o texto em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação. Parte-se da proposição de que ser competente no uso da Língua significa saber interagir, por meio de textos, em qualquer situação de comunicação. O conhecimento de Matemática será demonstrado por meio da resolução de problemas. Serão consideradas capacidades como: observação, estabelecimento de relações, comunicação, argumentação e validação de processos e formas de raciocínio como intuição, indução, dedução e estimativa. Vale lembrar que a Prova Brasil/SAEB é aplicada periodicamente para alunos de quinto e nono ano e que a prova Anglo destina-se a todas as turmas do fundamental a partir do 3º ano.
PCI: A aplicação da Prova Anglo restringe-se à Itapira e algumas escolas pré-selecionadas?
Recchia: Não. A Prova Anglo será aplicada com todos os alunos de uma unidade Anglo, em todo Brasil.
PCI: Como os alunos devem preparar-se para essa prova?
Recchia: Não devem se preocupar, pois o trabalho normal de nossa Escola, que cuidou para que tivessem um rico processo de aprendizagem, associado à diversidade dos eventos, excursões, intercâmbios, concursos culturais; integração de esporte, cultura, lazer e artes e projetos que incentivam a leitura e a interdisciplinaridade devem garantir o bom desempenho. Acredito que nossos alunos possuem grande capacidade de alcançarem bons resultados nesta prova.
PCI: O Anglo de Itapira está tranquilo com essa avaliação?
Recchia: Sim, pois os alunos os pais deles bem como a Direção e a Coordenação do Colégio confiam que além de diagnosticar a qualidade da programação curricular, esta iniciativa será importante para integrar-se aos demais procedimentos já adotados e de grande qualidade como são as nossas Provas Dissertativas, a Prova Kids, o Provão, a Prova Interdisciplinar e as Atividades Planejadas. Por outro lado, pode-se entender também que está sendo oferecida aos nossos estudantes outra e excelente oportunidade para a preparação e desenvoltura neste tipo de prova que valoriza o raciocínio e se constitui atualmente como instrumento privilegiado de seleção e ingresso para as melhores universidades do país.
PCI: Os professores do Anglo terão algum contato com essa prova, antes da sua aplicação. Eles receberam alguma orientação específica?
Recchia: As orientações recebidas pelos professores foram somente quanto à aplicação das provas. As unidades escolares do Sistema Anglo não receberam informações sobre o conteúdo das questões, evitando qualquer trabalho prévio com os alunos em sala de aula a respeito delas, pois como disse anteriormente, o caráter desta prova foi planejado para se configurar como avaliação externa, focalizando a desenvoltura dos estudantes nas disciplinas de Português e Matemática no tocante às Matrizes Curriculares, conforme o domínio esperado satisfatório até o ano em que frequenta. Considerando que foi espelhada na Prova Brasil/SAEB, e que focaliza as duas principais disciplinas do ensino fundamental, os interessados podem saber mais desta metodologia acessando o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais: www.inep.gov.br.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.