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Itapira, 28 de Setembro de 2024
Notícia
24/02/2012 | Antônio Bento Rodrigues: Cuidados que devem ser tomados para escrever um e-mail

Comunicação

A internet transformou a comunicação na coisa mais fantástica dos últimos tempos, pois não há limite de distância para transmitir uma mensagem ou um documento. Se de um lado esse meio de comunicação encurtou distâncias, de outro lado, transformou nossa vida numa grande preocupação, pois tendo tempo ou não, somos obrigados a ler nossos e-mail’s recebidos a todo instante. E quando ouvimos a frase “ah, mas eu mandei um e-mail para você”. Como se essa atitude tivesse resolvido qualquer problema ou quando a pessoa quer simplesmente transferir um problema. E o pior é quando cobramos uma resposta ou uma atitude com relação ao e-mail encaminhado. Ora, ninguém é obrigado a ler a todo instante seus e-mail’s recebidos.

O e-mail corporativo diminuiu muito as relações humanas, as conversas formais, as reuniões para se tratar de um assunto sério. Quantos de nós estamos a um metro de distância da mesa de nosso colega de trabalho e lhe encaminhamos um e-mail? Não seria mais fácil conversar com ele e transmitir a informação verbalmente? Ou será que estamos fugindo dos contatos com as pessoas?

E-mail comercial

A redação de um e-mail deve ter clareza, ser objetiva, de forma a permitir que o interlocutor entenda perfeitamente o que se quer transmitir, como se fosse uma carta. Deve-se ler e reler o texto antes de enviar. Em um e-mail comercial e formal, frases abreviadas e erros de português é um pecado mortal.

Mais do que revisar o e-mail para evitar erros, há alguns aspectos que devem ser considerados antes de ser enviado. Deve-se usar a maneira formal, mas sem exagero ao ponto de causar estranheza na outra pessoa. A informalidade, não deve ser usada nunca. Cuidado com as frases “abraços e beijos” se a pessoa do outro lado é desconhecida ou não se tem a intimidade suficiente para isso.

Se for o primeiro contato, a pessoa deve primeiro se apresentar e explicar como conseguiu o contato da outra pessoa. Nunca se deve enviar anexos, nem solicitar confirmação de leitura.

E-mail para emprego

No caso de enviar um currículo, não deve contar detalhes sobre sua vida pessoal ou profissional já no primeiro contato. Se a idéia é se apresentar, seja objetivo. Neste caso pode anexar o currículo ou pedir permissão para fazê-lo. Além do e-mail, não esquecer de revisar muito bem o currículo, que não deve ultrapassar uma página. O e-mail deve ser tão bem preparado e bem feito, de forma que a pessoa se sinta quase que obrigada a responder.

Outra dica é ter cuidado com que se escreve ou se apresenta nas redes sociais. Nada anexar fotos ousadas ou em ambientes que possam transmitir uma imagem negativa da pessoa.
O que não fazer

E-mail com erro de português ou de concordância, frases sem sentido, abreviações, informalidade em excesso, colocar a pessoa contra a parede, solicitar resposta imediata, deixar transparecer que o e-mail pode servir de um documento formal.

Antonio Bento Rodrigues
Gerente de Recursos Humanos

Fonte: Antônio Bento Rodrigues

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