Hoje, dia 30 de março, é uma data significativamente importante para o comerciante José Aparecido da Silva. Ele completa hoje um ano à frente do principal cargo da direção da Associação Comercial e Empresarial de Itapira (ACEI). Eleito no dia 09 de março de 2012 para um mandato de três anos, ele falou para A Cidade a respeito de como tem enxergado a atuação da atual diretoria. “ Acho que dentro das nossas possibilidades temos realizado um trabalho calcado em muita seriedade”, avaliou.
Aparecido revela que quando sondado pelos colegas para concorrer à sucessão de José Natalino Paganini ( o atual prefeito ) no comando da entidade, não pestanejou. “ Já era membro da antiga diretoria e tinha um relacionamento muito próximo do então presidente já que eu atuava no suporte à realização de campanhas de venda e outros eventos de maneira que já tinha uma espécie de imersão total nos assuntos da entidade. Evidentemente que achei tentadora a possibilidade de encarar este grande desafio e felizmente as coisas aconteceram de uma forma até melhor do que imaginávamos porque a disputa entre duas chapas reforçou a importância de se dar voz à outras lideranças emergentes e legitimou ainda mais o processo que nos conduziu ao cargo de presidente”, refletiu.
Embora tenha um portfólio até bastante razoável de realizações para mostrar neste seu primeiro ano de mandato, Aparecido deu especial atenção a um problema que segundo ele foi o mais desgastante deste período, quando no final do ano passado a Prefeitura sob o pretexto de que não tinha mais dotação orçamentária simplesmente abriu mão de decorar as ruas com temas natalinos. “ Foi uma negociação difícil porque nem mesmo reforço na iluminação estava dentro das providências que a Prefeitura deveria tomar. Não digo que fui pego de surpresa porque já não tinha sido a primeira vez que este tipo de negativa havia sido colocado à mesa. Mas da forma como aconteceu, já às vésperas do funcionamento do comércio em horário especial, foi um problema que exigiu de toda nossa diretoria um enorme empenho”, relembrou.
Questionado o que de prático resultou deste episódio, se ao seu ver a entidade não deveria ela mesma investir neste tipo de decoração, Aparecido falou que “é indispensável a parceria com a Prefeitura”. Segundo seu raciocínio, os custos de aquisição e mesmo de manutenção destes equipamentos são muito elevados. “ Nossa prioridade é investir maciçamente em eventos que atraiam consumidores para as lojas. E isso foi feito.Tivemos uma das maiores campanhas de vendas de final de ano da história da cidade. Agora, caprichar na decoração de ruas e logradouros públicos, evidentemente que isto compete à administração municipal”. Para finalizar este assunto, disse que além da promessa do atual prefeito de que o tema decoração natalina terá um tratamento adequado no final deste ano,Aparecido fala que está em curso um estudo que objetiva criar mecanismos de parceria com a iniciativa privada na decoração natalina com a obtenção de incentivos fiscais via a Lei Rouanett.
Social
Voltando a enfatizar o sucesso das campanhas de vendas ( explosão de prêmios no primeiro semestre e a campanha Natal Mágico, no segundo),Aparecido fez menção ao engajamento social da entidade em campanhas como a campanha do agasalho, passeio ciclístico e a campanha de doação de brinquedos. “Esta era uma meta, uma promessa de campanha, a de posicionar a entidade mais próxima à comunidade como um todo. As nossas campanhas comprovaram que estamos no caminho certo e teremos ao longo deste ano o repeteco de várias destas iniciativas”, anunciou.
Aparecido considera que objetivos traçados foram plenamente atingidos neste primeiro ano de mandato
Na próxima quinta começa mais um Feirão
A Associação Comercial e Empresarial (ACEI) programou para o próximo final de semana a realização de mais um Feirão de Ofertas, evento que tem como objetivo permitir às lojas participantes desovar sua ponta de estoque e fazer capital de giro. Introduzido no começo da década de 1990 pelo saudoso presidente da então Associação Comercial e Industrial de Itapira , José Rocha Clemente, o Feirão tem caído no agrado tanto dos comerciantes como do público.
Realizado tradicionalmente no Ginásio de Esportes Santo Breda Sobrinho, o Centro Desportivo e de Lazer Hideraldo Luiz Bellini (Cubatão) o Feirão abertura oficial está programada para às 10h00 do dia 04 de abril, quinta-feira. Neste ano serão 36 expositores.
Rafael Oliveira Pedroso, gerente da ACEI, explica que os preparativos para a realização do Feirão começam a ser realizados com pelo menos seis meses de antecedência. “ Quando acaba um, muitos dos expositores já pedem para que seja reservado espaço no do ano seguinte”, comentou. Para estimular os participantes, existe ainda o sorteio de brindes, com a distribuição de cupons pelas lojas. Neste ano serão sorteados: uma máquina de lavar roupas, um notebook, um forno microondas e uma TV Led 32 polegadas.