Os atores Danilo Lopes, Valner Cintra e João Bozzi, da Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas, retornaram ao Brasil na semana passada após participarem do 7º Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo, em Portugal. Ocorrido entre os dias 29 de maio e 12 de junho, o encontro marcou a primeira turnê internacional do grupo.
Feliz com a experiência vivida no intercâmbio, o ator Danilo Lopes disse que inicialmente o grupo tinha sido contratado para duas apresentações, uma no dia 01 e outra no dia 08. Porém, após a primeira exibição do espetáculo ‘Na Boca do Lixo’, o convite para mais duas apresentações foi feito pela coordenação do evento. “Tivemos um público médio de 80 pessoas e, além de termos sido muito bem recebidos, tivemos a oportunidade de conhecer diferentes pesquisas e vivenciar experiências diferenciadas com os demais grupos”, contou.
De acordo com Lopes, o contato com outras companhias renovou os ideais do grupo para a elaboração de novos projetos para Itapira, inclusive para resolver a problemática de construção e formação de público. Ele explicou que a realidade de Portugal se difere principalmente pela preocupação do poder público em investir nos grupos e realizar eventos culturais. “Lá eles consideram que a discussão sobre a arte faz parte da educação e difundem a arte desde a infância. Com essa referência, desejamos aplicar o que aprendemos aqui em nossa cidade”, revelou.
O 7º Encontro Internacional de Marionetas, organizado pela Cia Alma d’Arame, reuniu grupos teatrais da Europa e demais continentes. Além das apresentações, os participantes participaram de workshops e debates teatrais.
Agenda lotada
Com 11 anos de estrada, sendo os dois últimos voltados exclusivamente à linguagem de bonecos, a Cia Talagadá está com a agenda cheia até o fim deste ano, inclusive com outra turnê internacional, desta vez no México.
Entre os dias 24 e 28 de setembro, a companhia organiza o Festival Tropé – Festival de Teatro de Rua em Itapira. Contando com o apoio do Proac (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), o projeto conta com 13 atrações sendo três delas internacionais (México, Argentina e Itália). Todas as apresentações são gratuitas e além de oficinas, está previsto também o lançamento de um livro.
Dias antes do Tropé, a Talagadá também promove a 1ª Mostra Estudantil, que envolve alunos das escolas estaduais Benedito Flores, Cândido de Moura e Elvira Santos de Oliveira, e da escola particular Ativa.
Antes disso, em agosto, a Cia participa do Festival dos Inhamuns – Circo, Bonecos e Artes de Rua, em Fortaleza-CE. Na segunda quinzena do mesmo mês, a participação será no FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. A segunda participação internacional será em novembro, no Festival de Teatro de Animação do México. “Serão duas turnês internacionais em menos de um ano e isso nos deixa imensamente feliz. Fizemos inscrições em outros festivais e aguardamos respostas, esses já estão certos”, declarou Danilo Lopes.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.