Foi um longo tempo de reforma e ampliação do prédio onde está instalada a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, localizada no Jardim Raquel e que faz parte da paróquia de São Judas Tadeu. Há pouco mais de dois anos, quando o padre Érique Fernando Bordini assumiu o comando dos trabalhos religiosos da paróquia, os fiéis deram o pontapé inicial nas obras da igreja. Com muito trabalho, a comunidade conquistou um espaço que se transformaria no Centro de Pastoral, localizado na rua ao lado. Além de adequado para a realização de festas, também abriga salas no piso superior, que são utilizadas para reuniões e demais atividades.
Padre Érique disse estar muito satisfeito com as conquistas da comunidade. “A ampliação era necessária, pois precisávamos de espaço para atender a todos. Antigamente, a comunidade era conhecida como ‘Aparecidinha do Jardim Raquel’, cujo apelido já não cabe mais. Nossa capacidade pulou de 150 para aproximadamente 500 lugares, além oferecer aconchego e bem estar aos fiéis”, destacou.
O pároco também explicou que foram colocados vitrais simbolizando os milagres de Nossa Senhora, houve melhorias no sistema de som e iluminação e reforma nas portas, na capela do Santíssimo e na sacristia, além da fachada da igreja, com a torre de mais de quinze metros e a colocação dos sinos. “A ampliação favorece muito a participação dos fiéis. Muitos deles acabavam procurando outros locais, porque chegavam à igreja e não encontravam nem mesmo lugar para se sentar. Esse cenário mudou muito e estamos com um excelente público nesses dias de festa, tanto na celebração religiosa quanto na quermesse”, explicou o padre.
A festa em louvor a Nossa Senhora Aparecida termina nesse fim de semana, tendo seu ponto alto no dia de hoje. As comemorações começam logo no início da manhã, com a alvorada e o café da manhã às 6h00, seguida da carreata pelas ruas do bairro. Às 8h00, a procissão com a Catequese Paroquial sai da Matriz de São Judas Tadeu com destino à comunidade Nossa Senhora Aparecida, onde será celebrada a missa festiva das crianças às 9h00. Ao meio dia acontece a tradicional queima de fogos e a reza do terço. Às 17h00 será celebrada uma nova solenidade eucarística seguida de procissão. Amanhã, 13, a tarde, acontece o encerramento oficial, com missa e coroação de Nossa Senhora Aparecida às 18h00.
Durante todos os dias, os fiéis ainda podem aproveitar a quermesse, com barracas de pastel, churrasco, cachorro-quente, roleta e demais atrações. De acordo com padre Érique, toda a renda adquirida durante a novena será destinada ao pagamento da reforma e também para as obras futuras, que visam à mecanização do sino, ampliação do número de caixas de som e reforma do forro e do piso da igreja. “Infelizmente, tudo é muito caro, mas aos poucos e com a ajuda de todos os fiéis iremos alcançar nossos objetivos”, explicou.
Festa de São Judas começa logo em seguida
Menos de uma semana depois do término da novena de Nossa Senhora Aparecida, a paróquia de São Judas Tadeu inicia a festa em louvor ao seu padroeiro. A programação tem início na próxima sexta-feira, 18, às 7h00, com a missa na matriz. Às 19h30, acontece a noite festiva no salão de festas, tendo como prêmios principais uma bicicleta, um tablet e uma TV 32” LCD. Os convites podem ser adquiridos por R$ 8.
A igreja de São Judas Tadeu também passou por reforma na parte externa e ampliação na parte interna, sendo que os últimos retoques ainda estão sendo feitos, como é o caso do barrado e da moldura das janelas. Toda a construção ganhou pintura nova em verde claro e branco e o asfalto na parte dos fundos foi uma doação dos proprietários da Pavimentadora Santo Expedito.
Padre Érique Fernando Bordini revelou que a festa desse ano comemora também os 46 anos de instalação da paróquia e que por conta disso foram convidados vários padres que fizeram parte da história da igreja. “Além do louvor ao nosso padroeiro, essa será uma festa comemorativa aos 46 anos e também pelas obras que foram realizadas”, disse.
Por conta da grande proximidade entre as duas novenas, o pároco afirmou que o apoio de todos os fieis e das demais comunidades pertencentes à paróquia são essenciais para o sucesso das duas festas. “O povo faz a parte deles e o padre faz a sua. É uma ajuda mútua e esse clima de fraternidade entre as comunidades dessa igreja é algo que gosto de preservar muito, afinal se fosse cada um por si não daria certo”, agradeceu.
A preparação para a festa do padroeiro começou há três meses com a definição da liturgia e também a parte burocrática e social, como envio de ofícios e convites. Além das barracas tradicionais da quermesse, os fiéis também terão a oportunidade de se divertir com o parque de diversões da Unipark, cuja porcentagem da venda de ingressos será revertida para a igreja.
Todo o lucro resultante da novena será destinado ao pagamento da reforma.
Bordini disse que são esperadas de 300 a 500 pessoas durante a semana e mais de mil pessoas no dia 28, dia de São Judas Tadeu. A quermesse também atrai bom público, principalmente aos finais de semana.
Sobre o grande número de devotos a São Judas Tadeu, padre Érique explicou que o santo é o patrono das causas impossíveis e urgentes e a tradição de fé cresceu muito no bairro, passando de geração em geração. “Podemos dizer que o Cubatão é um dos bairros mais antigos da cidade e, desde o começo, um bairro muito pobre. Muitas pessoas que tiveram uma ascensão na vida saíram aqui do bairro, de famílias tradicionais, e São Judas é muito procurado porque é o Santo das Causas Impossíveis e Urgentes. E a devoção a ele é muito forte devido ao povo pobre que o procura e é socorrido e também pelas enfermidades. A tradição vem lá dos avós e passa para netos e bisnetos”, esclareceu. Além disso, o religioso afirmou que um ambiente sadio e acolhedor para toda a família também contribui para o crescimento da festa.