No 2º Festival de Inverno do município, a Cia. de Theatro Paulino Santiago inseriu sua participação em várias modalidades no evento cultural. Com uma tenda montada ao lado do Museu Historico e Pedagógico Virgolino de Oliveira, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Projeto Picadeiro e o Curso de Pedagogia da Faculdade IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira), cerca de 1.200 pessoas passaram pela lona cultural para participar das atividades.
No sábado e no domingo foram desenvolvidas atividades circenses do Projeto Picadeiro, com instrução dos arte educadores, e todos puderam participar da brincadeira dos copos, malabares e andar no slike line. Já no lúdico, contação de histórias com a atriz Juliana Avancini e Isabel Souza, intervenções cênicas com Angela Souza Fray, além das maquiagens artísticas com as alunas do IESI, brinquedoteca e pintura.
A exposição de dois grandes bois bumbás, além dos bois confeccionados pelas alunas do curso de contação de histórias, estava engrandecendo a lona cultural, onde as crianças ficaram encantadas e puderam entrar nas peças para fotografar. “Muita gente que passou por lá nunca tinha visto um boi feito com material reciclado”, diz Juliana Avancini, diretora do grupo.
A estréia do grupo de dança infantil e juvenil I, da professora Beatriz Batista, aconteceu na quadra principal do evento. As atividades aconteceram no sábado e domingo. “Os adultos ficaram encantados com o espaço circense, onde muitos voltaram a ser crianças, principalmente fazendo malabares”, frisou a diretora.
A Cia. recebe neste sábado, 02, o artista circense Thiago Barbosa, arte educador da Escola de Circo ICA, de Mogi Mirim. Na ocasião ele fará uma oficina de capacitação aos arte educadores do Projeto Picadeiro, além dos atores incluidos neste segundo semestre, que vão trabalhar o teatro de rua com uma obra de cunho da cultura popular, misturando artes circenses. “O Thiago já trabalhou com a Cia., agora ele vem para somar, nos oferecendo grandes oportunidades neste universo”, salienta Juliana.
Semana Juca Mulato
A Cia. novamente vai participar da Semana Juca Mulato, reconhecendo a sua grande importancia no cenário cultural do municipio. No dia 17 deste mês, a partir das 14h30, o Grupo da Melhor Idade vai se apresentar com a dança popular dos arcos, na quadra do Parque Juca Mulato, além da estréia das alunas formandas do Curso de Contação de Histórias, que foi realizado pela Cia. de Theatro Paulino Santiago, a cargo das pedagogas Juliana Avancini e Valkíria Machado.
“Na ocasião a estréia será uma história recriada por nós, embasada na historia Bumbá meu boi. A obra O boi com a estrela na testa, contará com alunas que nunca estiveram em cena, porem resolvemos aplicar esta contação como finalização do nosso curso”, conta Juliana. Um stande de maquiagem artistica também estara no local, com a organização da Pedagogia do IESI.
No dia 18, o ator Jonathan Andrade vai representar Juca Mulato e a atriz Brenda Lazari a sinhazinha da fazenda. Os atores vão fazer intervenções pela Praça Bernardino de Campos no período da tarde. Juca Mulato com sua viola e a sinhazinha, estarão dramatizando trechos do poema Juca Mulato, obra de Menotti Del Picchia, para as pessoas que estiverem circulando pelo local.
Na noite de terça-feira, 19, quem entra em cena é o ator e arte educador Wagner Francioso e a atriz e bailarina Ana Flávia Samogin, na abertura oficial da Semana Juca Mulato. Fragmentos dos poemas de Menotti Del Picchia serão dramatizados e dançados, com a criação e direção de Juliana Avancini e do bailarino Cristiano Martin, professor de dança da Cia.. O evento vai ocorrer na Casa da Cultura João Torrecillas Filho e terá a apresentação de um vídeo com relatos do historiador Jacomo Mandato e o poeta Menotti Del Picchia.
No sábado, 23, no encerramento da Semana, as bailarinas da Cia., do Grupo de Dança Infantil/Juvenil, da professora Beatriz Batista, se apresentam no Parque Juca Mulato com uma temática que fala sobre a paixão. “Procurei fazer todo esse trabalho da Semana Juca Mulato, voltado para a cultura popular e aos temas que nos foram propostos pela Secretaria, já que a figura da personagem Juca Mulato nos remete a um homem simples, humilde, trabalhador, porém que também sabia amar a natureza, as pessoas e sonhar com uma grande paixão”, finalizou Juliana.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.