O setor pedagógico da entidade Jovem em Ação realizou na última terça-feira uma palestra voltada para seu quadro de aprendizes que teve como convidadas a enfermeira Elizabete Aparecida Franco e a psicóloga Josiane Ferreira Ferra – ambas da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde. O encontro foi agendado com a finalidade de abordar com aprendizes atendidos pela instituição um tema da maior importância para o público com este tipo de faixa-etária; a questão da sexualidade.
Nesta primeira visita das duas profisisonais, participaram cerca de 50 meninas entre aquelas que já estão atuando no mercado de trabalho e aquelas outras que ainda estão em processo de treinamento. Nesta próxima terça-feira será a vez dos meninos .Segundo informou a psicóloga do Jovem em Ação, Eliseia Stringuetti Lamari, dos quadros do Jovem em Ação, a ideia de separar o público teve como principal objetivo evitar constrangimentos. “Evidentemente que sem a presença de pessoas do sexo oposto este tipo de assunto flui de maneira mais proveitosa”, avaliou.
No cardápio dos temas abordados encontravam-se a sexualidade, namoro, doenças sexualmente transmissíveis (DST) , métodos contraceptivos e gravidez precoce.
De acordo com Eliseia, os temas abordados se inserem uma preocupação constante da entidade. “São temas que normalmente não são tratados dentro de casa e que via de regra tem uma abordagem superficial, quando não , equivocada quando tratada somente entre os colegas”, afirmou a psicóloga.
As palestrantes fizeram uso de recursos audiovisuais e até levaram para a sala de aula exemplares de preservativos de uso masculino e feminino. Segundo Eliseia, o tema acabou agradando a maioria dos participantes, tal o interesse despertado, com muitas perguntas dirigidas às palestrantes. A representante do Jovem em Ação aproveitou a ocasião para agradecer o empenho da Secretária de Saúde, Rosa Iamarino, por designar as duas profissionais no atendimento à solicitação feita pela direção da entidade.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.