Mais de 5 mil argentinos já passaram pela alfândega de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina, entre ontem (10) e hoje (11). A maioria tem como destino final o Rio de Janeiro, onde no domingo (13), a Argentina enfrentará a Alemanha na final da Copa no Estádio do Maracanã. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Sul, a expectativa é que este número aumente para 15 mil até o início da tarde de amanhã (12).
Por causa da movimentação na fronteira, a PRF e a Polícia Federal (PF) reforçaram o efetivo no local para atender à demanda. De acordo com o inspetor da PRF/RS, Alessandro Castro, 14 computadores são utilizados para tentar agilizar o atendimento no posto da imigração. ?Estamos tentando acelerar, mas temos que analisar documento por documento, tanto das pessoas como dos veículos. Já encontramos motoristas de ônibus com maconha, outros com bebidas alcoólicas, além de flagrarmos carros sem condições para transitar ou sem documentação?, disse.
Com a quantidade de veículos tentando passar pela alfândega, principalmente carros de passeio, longas filas se formam no local, o que faz a espera para ingressar no Brasil ser longa. Segundo a PRF, as autoridades argentinas informaram que, apenas hoje, 150 ônibus devem passar pela fronteira. A movimentação acima da média deve continuar até o início da tarde de amanhã (12), já que, para chegar ao Rio a partir de Uruguaiana, a viagem leva mais de 24 horas. Desde terça-feira (8), quatro barrabravas, torcedores com histórico de violência em estádios, foram impedidos de entrar no Brasil neste posto da fronteira.
Mesmo sem ingressos, muitos argentinos continuam chegando à capital fluminense para acompanhar sua seleção de perto. Segundo a PF, nos últimos três dias, mais de 18 mil argentinos passaram pelo Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão ? Antonio Carlos Jobim. No mesmo período, passaram pela fronteira mais de 28 mil. A previsão da Empresa de Turismo do Município do Rio (Riotur) é que no domingo, 70 mil hermanos acompanhem a final na cidade. Folhetos estão sendo distribuídos aos turistas com orientações sobre os locais onde é possível estacionar os motorhomes no Rio.
O Terreirão do Samba e o Sambódromo foram abertos pela prefeitura para acomodar parte dos veículos. Como suporte, uma área na Ilha do Fundão, na zona norte da cidade, também foi destinada para recepcionar os turistas em caso de necessidade. Em Niterói, região metropolitana do Rio, o Caminho de Niemeyer também foi disponibilizado pela prefeitura local para receber cerca de 30 motorhomes e 40 carros.
>> Copa 2014: Acompanhe a cobertura completa da Agência Brasil
Editor Luana Lourençohttp://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-07/argentinos-continuam-chegando-ao-rio-para-assistir-final-da-copa
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.