O site Memória da Imprensa foi totalmente reformulado com a proposta de ter um novo formato e conteúdo mais dinâmico e atraente para o leitor. A ideia principal do site é mostrar a evolução da imprensa, em especial a paulista, em pouco mais de um século.
Parte dessa história está no acervo digitalizado de jornais e revistas do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), onde existem periódicos importantes por retratarem os costumes e o pensamento da época em que foram escritos.
Para valorizar esse acervo, a homepage do site Memória da Imprensa é dividida em seções, seguindo o modelo dos jornais e revistas atuais. São elas: Cultura, Nacional, Local, Gastronomia, Moda, Esportes, entre outras, de acordo com o que for encontrado no acervo digitalizado do APESP em cada período.
A cada três meses será lançada uma nova edição no site que abordará notícias de uma época específica, dividindo-se da seguinte forma:
1ª – século XIX e início do século XX (publicações até 1910)
2ª – 1911 a 1920
3ª – 1921 a 1930
4ª – 1931 a 1940
5ª – 1941 a 1950
6ª – 1951 a 1960
7ª – entre 1961 e final dos anos 1970
Além do acervo digitalizado do APESP, futuramente será possível utilizar o conteúdo do acervo do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP), que está em catalogação e em breve será digitalizado dentro do projeto Memória da Imprensa Periódica Paulista, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.
O site apresentará também anúncios de cada época, presentes nas páginas dos periódicos, e ainda a página Colaborações, que terá textos referentes à História da Imprensa no Brasil. Para conhecer melhor o acervo, basta acessar os links Acervo Digitalizado, Ultima Hora, Catálogos, Jornais, Revistas. Visite o antigo site Memória da Imprensa em Edições Anteriores.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.