Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Novembro de 2024
Notícia
25/09/2012 | Arrecadação federal cresceu menos em agosto

A arrecadação federal teve crescimento real de menos de dois por cento em agosto deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O volume arrecadado somou R$ 77 bilhões, superando em 1,84% o recolhimento de agosto de 2011, após correção pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No acumulado do ano, a arrecadação da Receita chegou a R$ 673,5 bilhões, 1,45% superior à registrada de janeiro a agosto de 2011, também com a correção do IPCA. Os números foram divulgados hoje (25) pela Receita Federal.

O relatório mostra que há perda de fôlego na arrecadação ao longo de 2012. No início do ano, o crescimento vinha registrando percentuais mais expressivos.

A alta corrigida pelo IPCA em janeiro ficou em 6,04% ante o mesmo mês do ano passado. No acumulado de janeiro e fevereiro, foi de 5,99% e, de janeiro a março, de 7,32%.

A partir do cálculo da alta acumulada de janeiro a junho, os percentuais encolhem. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, a arrecadação cresceu 3,04% comparando com o mesmo período de 2011. No acumulado até junho deste ano, subiu 1,26%. Finalmente, no acumulado de janeiro a agosto, a alta foi de 1,45%.

De acordo com análise da Receita, a perda de lucratividade das empresas continua influenciando a arrecadação. Isso implica perda na arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1741 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções