Na última quinta-feira, a Ascorsi (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira) comemorou três anos de atuação em Itapira. Fundado em 11 de abril de 2011, o projeto “Coleta Seletiva Solidária” iniciou com todos os esforços concentrados na organização, estruturação, capacitação dos catadores e conscientização da população através de divulgações em todos os segmentos de mídia e Educação Ambiental.
Durante a solenidade, os associados se uniram a autoridades municipais e convidados para celebrar o aniversário. A engenheira e educadora ambiental Mariah Paola de Arruda aproveitou da oportunidade para apresentar dados da associação.
Atualmente, a Ascorsi atende 100% da área urbana itapirense e mais três bairros rurais. Em todo o período de trabalho, o projeto resultou na geração de renda para 163 famílias, 2.857 atendimentos de Serviço Social, 1.705 toneladas de materiais arrecadados e 1.385 toneladas de materiais comercializados, resultando na economia de 24.177m³ no aterro sanitário municipal. Além disso, os valores arrecadados com a comercialização dos materiais somaram R$ 459.030,60 nesses três anos.
Em 2013, o projeto “Coleta Seletiva Solidária de Itapira” foi contemplado com o patrocínio da Petrobras por meio do programa ‘Petrobrás Desenvolvimento & Cidadania’, que tem contribuído com a melhora da infraestrutura da associação. Em 21 de fevereiro deste ano também ocorreu a entrega do novo barracão para a Ascorsi, que agora fica na Avenida Fenízio Marchini, 1010, na Penha do Rio do Peixe.
Associados e autoridades se reuniram para o aniversário de três anos
A presidente da Ascorsi Antonia Rodrigues dos Santos proferiu algumas palavras durante a comemoração
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.